Clipagem de Aneurisma – Cirurgia Convencional

Tratamento Cirúrgico de Aneurismas Cerebrais

O Que é Uma Cirurgia Convencional?

Clipagem de Aneurisma – A operação que denominamos como Cirurgia convencional, consiste basicamente em uma abertura do crânio com a visualização do aneurisma com afastamento cerebral e colocação de uma delicada peça metálica (clip) no colo do aneurisma para ocluí-lo, bloqueando assim a circulação cerebral e evitando um novo sangramento.

Endarterectomia de Carótida

Até não muitos anos atrás, apenas  a conhecida como endarterectomia (expediente da cirurgia a céu aberto), estava disponível para o tratamento desta patologia estenosante.  Quando ela ocorria na bifurcação da carótida. Em outras localidades a solução cirúrgica era em demasia complexa, além de ser passível de diversos tipos de complicações e muitas vezes chegava até ser tecnicamente impossível.

Tratamento Cirurgico

A cirurgia consiste na retirada da placa de ateroma e dos trombos que obstruem parcialmente a artéria, sob visualização direta.

Com a retirada da placa e dos coágulos a artéria fica totalmente aberta, havendo aumento de fluxo sangüíneo para o cérebro e reduzindo o risco de formação de novos trombos, de descolamento e de migração para o cérebro. Clipagem de Aneurisma

A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral ou mesmo local. Trata-se de cirurgia delicada, com risco de complicações em até 3% dos pacientes, especialmente no dia da cirurgia.

Clipagem de Aneurisma – Cirurgia Convencional
Média 5 / 12 de Votos

Comente

Agendar
Consulta