Compartilhe

A estenose espinhal ocorre quando uma ou mais aberturas ósseas (forames) da coluna vertebral começam a se estreitar e reduzir o espaço para os nervos. Este processo pode ocorrer dentro do canal espinhal (onde a medula espinhal está localizada) e / ou no forame intervertebral onde os nervos espinhais saem do canal espinhal.

Dependendo da localização e de quanto estreitamento ocorre, um nervo espinhal ou a medula espinhal pode ficar comprimido e causar dor, formigamento, dormência e / ou fraqueza.

Continue a leitura e compreenda a estenose espinhal, suas causas, sintomas e formas de tratamento.

Causas da Estenose Espinhal

A estenose espinhal é normalmente causada por um ou mais dos seguintes fatores:

  • Osteoartrite espinhal. Quando a cartilagem que cobre as articulações começa a se quebrar, os ossos começam a esfregar uns contra os outros e podem levar à formação de um crescimento ósseo anormal, chamado osteófito ou esporão ósseo. A inflamação resultante e a formação de osteófitos podem contribuir para o estreitamento do forame.
  • Doença degenerativa do disco. Quando os discos perdem a hidratação e começam a achatar, os forames intervertebrais também começam a se estreitar. Uma protuberância do disco também pode começar a empurrar para o interior do canal espinhal. A degeneração do disco também pode colocar mais pressão nas articulações e também acelerar sua degeneração.
  • Espessamento do ligamento. Os ligamentos no canal espinhal podem engrossar e se transformar em tecido ósseo e invadir a medula espinhal ou os nervos espinhais próximos. Alguns ligamentos também podem se tornar mais suscetíveis a empenamento no canal medular à medida que a degeneração espinhal progride.

Outros fatores também podem contribuir para a estenose espinhal, como deformidade espinhal ou crescimento de cistos.

Sinais e Sintomas

A estenose espinhal pode variar muito de pessoa para pessoa. Os sinais e sintomas podem incluir um ou mais dos seguintes:

  • Dor. A dor pode ser surda e limitada ao pescoço ou parte inferior das costas, ou pode ser uma dor elétrica que se irradia para braços ou pernas. A dor pode variar com o tempo, possivelmente aumentando durante certas atividades.
  • Entorpecimento. Sensação reduzida ou dormência total pode ocorrer no braço, perna e / ou outras áreas do corpo.
  • Fraqueza. Força reduzida ou problemas de coordenação podem ocorrer no braço, perna e / ou outras partes do corpo. A compressão severa da medula espinhal ou cauda equina (raízes nervosas correndo abaixo da medula espinhal) pode resultar em disfunção do intestino e / ou da bexiga.

A estenose espinhal nem sempre causa dor. Embora raros, dormência ou fraqueza podem estar presentes com pouca ou nenhuma dor.

Tratamento

Problemas com Tremores?
Agende uma Consulta com Neurocirurgião Hoje.

A maioria dos casos de estenose espinhal pode ser tratada com uma combinação de tratamentos não cirúrgicos, como fisioterapia, analgésicos, modificação da atividade e / ou injeções epidurais. Quando a dor intensa e / ou déficits neurológicos continuam a piorar apesar dos tratamentos não cirúrgicos, a cirurgia pode ser considerada.

Cirurgia

O objetivo da cirurgia de estenose espinhal é descomprimir o nervo espinhal e / ou medula espinhal para permitir que os nervos comecem a cicatrizar e funcionem melhor. Existem várias opções cirúrgicas para a estenose espinhal:

  • Laminectomia;
  • Foraminotomia;
  • Discectomia;
  • Fusão.

Para candidatos adequadamente selecionados que não se beneficiaram de tratamentos não cirúrgicos, a cirurgia de estenose espinhal é um tratamento relativamente seguro e eficaz. Nos casos em que os exames de imagem e / ou eletrodiagnóstico não correspondem aos sinais e sintomas do paciente, é improvável que a cirurgia traga benefícios.

A habilidade do cirurgião, a extensão da estenose e a saúde geral do paciente são fatores que podem afetar a probabilidade de um bom resultado cirúrgico. Antes de decidir pela cirurgia, é importante que os riscos, benefícios e alternativas ao procedimento sejam cuidadosamente explicados. Também é importante que o paciente tenha todas as suas perguntas respondidas de forma satisfatória.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024