Neuromodulação para Dor Crônica – Saiba Mais

Neuromodulação para Dor Crônica
Compartilhe

Neuromodulação para Dor Crônica. Vivendo com dor crônica, você entende o quão debilitante ela pode ser. Desde dificultar o trabalho até impedi-lo de aproveitar eventos familiares e sociais, pode haver momentos em que você se sinta desesperado por alívio.

A boa notícia: opções de tratamento, como terapia de neuromodulação, demonstraram ajudar a controlar a dor para que você possa viver a vida que deseja.

Continue lendo este artigo para compreender como funciona a terapia de neuromodulação para o tratamento de dor crônica.

Compreendendo a Dor Crônica

Dor crônica é a dor que persiste por mais de 12 semanas. Embora a fonte original da dor possa ser conhecida, como uma torção ou lesão, às vezes o corpo não desliga as mensagens de dor para o cérebro, mesmo quando a fonte original desaparece. Em um caso como esse, seu médico pode diagnosticar você com dor neuropática.

A dor neuropática pode ser definida como um “estado de dor crônica e complexo” resultante de um mau funcionamento do sistema nervoso após uma lesão ou doença. Esse tipo de dor é descrito como uma dor aguda, intensa ou lancinante. Devido à sua complexidade, a dor neuropática é difícil de tratar e frequentemente não responde bem à medicação padrão para dor.

A dor é uma experiência individual, então o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Diagnosticar a causa da sua dor pode ser um desafio. É importante trabalhar em conjunto com um especialista em dor para identificar sua condição e encontrar o tratamento ou combinação de tratamentos que funcione para você.

A Terapia de Neuromodulação

A neuromodulação funciona alterando os sinais de dor conforme eles viajam para o cérebro. É uma terapia de controle da dor que fornece estimulação elétrica para a medula espinhal, gânglio da raiz dorsal (um aglomerado de células nervosas em uma raiz dorsal da medula espinhal) e cérebro. Usando um dispositivo implantável, ou neuroestimulador, este tratamento visa reduzir a percepção e a experiência do usuário de certos tipos de dor.

Diga Adeus às Dores.
Reserve agora sua Consulta.

A terapia do gânglio da raiz dorsal ajuda os pacientes a controlar a dor crônica difícil de tratar limitada às extremidades inferiores em pacientes com Síndrome da Dor Regional Complexa (SDRC). Pode proporcionar alívio profundo para aqueles que sofrem de dor após cirurgias de hérnia, substituição do joelho e amputação.

A estimulação da medula espinhal (SCS) é usada há mais de 40 anos. Ela ajuda a controlar a dor crônica nos braços, pernas e costas resultante de cirurgia malsucedida na coluna ou dano nervoso. Com a SCS, um pequeno dispositivo implantado usa estimulação elétrica para alterar os sinais de dor e a percepção da dor no seu corpo.

Benefícios da Neuromodulação para Dor Crônica

Ambas as terapias oferecem o benefício de inicialmente testar o sistema de neuromodulação antes de realizar o implante permanente do dispositivo.

Em um procedimento minimamente invasivo, seu médico coloca os fios de estimulação logo abaixo da sua pele, ao lado do nervo ou nervos responsáveis ​​pela sua dor neuropática. Você usa um dispositivo externo temporário sob sua roupa para alimentar a estimulação elétrica que interrompe os sinais de dor.

Se você responder bem a vários dias de tratamento experimental, seu médico poderá orientá-lo sobre soluções permanentes para modular sua dor.

Outras Opções de Tratamento da Dor

Medicamentos analgésicos de venda livre (OTC) e prescritos são comumente usados ​​para ajudar a controlar a dor. No entanto, eles geralmente não são eficazes por si só e podem ter efeitos colaterais persistentes.

Tratamentos avançados sem medicamentos podem melhorar sua função e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que aliviam sua dor. Muitas pessoas podem controlar a dor crônica com várias terapias, incluindo:

  • Bloqueios nervosos;
  • Fisioterapia;
  • Medicina alternativa, como acupuntura, massagem e meditação;
  • Cirurgia.

A Terapia de Neuromodulação é para Você?

Somente você e seu especialista em dor podem determinar se a neuromodulação é uma boa opção para você. Se seu médico determinar que você tem dor neuropática crônica e você tentou outras formas de alívio da dor com pouco ou nenhum sucesso, a terapia de neuromodulação pode ser a resposta.

Se você suspeita que tem dor neuropática e seu tratamento atual de controle da dor não está funcionando, consulte um especialista em dor para ver se a neuromodulação pode ajudar.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: s�bado, 05 de abril de 2025