Tratamento da Dor do Mieloma Múltiplo – Porque o Especialista em Dor Deve Participar

Tratamento da Dor do Mieloma Múltiplo
Compartilhe

Tratamento da Dor do Mieloma Múltiplo. A dor é uma característica importante do mieloma múltiplo (MM) e pode ser causada por diferentes mecanismos. De fato, a dor pode estar ligada a complicações relacionadas à doença, causas sem motivo aparente estar associada a outras condições médicas não relacionadas.

Esse sintoma pode ser particularmente devastador e afetar negativamente a qualidade de vida dos pacientes atingidos e seu status funcional. Para a maioria dos pacientes com MM que sofrem de dor contínua, é possível proporcionar alívio adequado, embora as dores sejam mais difíceis de tratar, devido a instabilidade mecânica esquelética e mecanismos neuropáticos, que tornam a abordagem do tratamento uma preocupação desafiadora.

O gerenciamento da dor nesse cenário requer uma abordagem multidisciplinar, integrando analgésicos e intervenções complementares. Este artigo explica as síndromes dolorosas mais comuns que afetam os pacientes com MM, e as estratégias de tratamento mais usadas.

Importância do Tratamento da Dor do Mieloma Múltiplo

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que tem como alvo as células plasmáticas da medula óssea. A queixa mais comum para pessoas que vivem com mieloma múltiplo é a dor. Às vezes, você pode sentir dor óssea por lesões que a doença causa nos ossos.

A dor óssea também está relacionada à dor do nervo, também chamada neuropatia. Este tipo de dor nem sempre responde aos medicamentos analgésicos usados ​​para outras formas de câncer. Muitas vezes, o tratamento dessa dor exige o aconselhamento de um especialista em distúrbios complexos da dor e nos diferentes medicamentos mais eficazes na dor óssea.

O gerenciamento da dor no mieloma múltiplo requer uma avaliação clínica multidisciplinar e um acompanhamento cuidadoso para oferecer o melhor tratamento, mais adequado a cada paciente.

Como é Realizado o Tratamento da Dor do Mieloma Múltiplo

Antes de iniciar um programa de controle da dor, seu médico determinará a causa exata, medirá a intensidade e a localização da sua dor. Por exemplo, se você tiver dores nas costas, seu médico descobrirá se a dor é causada pelo mieloma múltiplo e se um tumor, como um plasmocitoma solitário, está pressionando os nervos ou comprimindo sua medula espinhal. As abordagens para o controle da dor em pessoas com mieloma múltiplo melhoraram nos últimos anos. Existem muitas opções para tratar efetivamente a dor.

Medicamentos para a Dor

Tratamento para Epilepsia.
Agendar Consulta Hoje!

Analgésicos são a base do tratamento da dor óssea. Os analgésicos mais fortes são opioides ou narcóticos. Eles são frequentemente prescritos para controlar a dor em pessoas com mieloma. O opioide mais comumente prescrito é a codeína.

Existem várias maneiras de tomar analgésicos. Por exemplo, algumas pessoas podem receber um opioide chamado fentanil através de um adesivo aplicado diretamente na pele. Este adesivo fornece um fluxo constante de medicação e precisa ser trocado a cada dois a três dias. Outros opioides vêm em uma forma de liberação sustentada, portanto não precisam ser tomados com frequência. Pessoas com dor crônica intensa também podem carregar uma pequena bomba portátil que dispensa continuamente analgésicos por via intravenosa.

Esta forma de medicação é especialmente útil para dores causadas por movimentos ou por um surto repentino e temporário de dor.

Os medicamentos de venda livre para o controle da dor devem ser evitados, a menos que seu médico diga especificamente que você pode tomá-los. Isso inclui medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). Esses medicamentos, como aspirina e ibuprofeno, podem interferir no tratamento do câncer ou interagir com outros medicamentos de maneira prejudicial.

Medicamentos para Danos nos Nervos

Para aliviar a dor causada por danos nos nervos, o médico especialista em dor pode prescrever medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos. Alguns desses medicamentos podem retardar ou interromper os sinais de dor enviados pelas células nervosas ao cérebro.

Radioterapia e Técnicas Cirúrgicas

Seu médico especialista em dor pode indicar o uso de radioterapia e cirurgia para controlar a dor no mieloma. A radioterapia pode aliviar a dor, encolhendo os tumores que crescem em direção aos nervos e pressionando-os.

Fraturas devido a ossos enfraquecidos são geralmente tratadas com cirurgia. Os cirurgiões podem inserir placas e pinos para apoiar ossos frágeis. Podemos sugerir que as pessoas também usem uma cinta nas costas ou no pescoço para apoiar ossos e aliviar a dor.

Tratamento da Dor Usando Medicina Integrativa

Técnicas de relaxamento e visualização reduzem a intensidade da dor para algumas pessoas quando usadas em combinação com medicamentos para dor. Massagem e acupuntura também podem proporcionar algum alívio. Pesquisadores estão estudando até que ponto essas técnicas complementares de controle da dor ajudam as pessoas com mieloma múltiplo e outros tipos de câncer, inclusive após o tratamento.

Se você tem mieloma múltiplo e vem sofrendo com os sintomas de dor associados à doença, não deixe de buscar a ajuda de um médico especialista em dor para o seu tratamento. Médico Especialista em Dor – Saiba Mais sobre Este Profissional.

Referência: Taylor & Francis Group

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024