Anticoncepcional e AVC. Você provavelmente já ouviu falar que tomar pílulas anticoncepcionais pode aumentar o risco de AVC. Isso parece muito assustador, mas o que realmente significa? Quanto é o risco aumentado? E o quão preocupada você deveria estar?
Para saber a resposta dessas perguntas, continue a leitura deste artigo.
Embora as pílulas anticoncepcionais apresentem um risco ligeiramente elevado de acidente vascular cerebral, atualmente as chances são muito baixas. A área e o campo de estudo dos anticoncepcionais hormonais mudaram bastante nos últimos 20 a 30 anos. Sim, eles têm um risco maior de AVC, mas isso era muito mais evidente há 20 anos, quando o conteúdo de estrogênio nas pílulas era muito mais alto.
O estrogênio é incluído em algumas formas de contracepção mesmo com a possibilidade de aumentar ligeiramente o risco de AVC, principalmente porque ele reduz os efeitos colaterais mais comuns de se tomar anticoncepcionais hormonais: sangramento ou manchas entre os períodos. Também é extremamente eficaz na redução da acne.
As pílulas mais antigas continham cerca de 50 mg de estrogênio, enquanto as mais novas contêm entre 20 mg e 30 mg. Qualquer coisa acima de 50 mg aumenta significativamente o risco de AVC.
O estrogênio não está em todos os métodos hormonais de controle de natalidade. Algumas pílulas anticoncepcionais e outros métodos como a injeção, o DIU hormonal e o implante de braço contém apenas progesterona.
Pode ter a ver com o tipo de estrogênio em quase todas as pílulas anticoncepcionais. É chamado de etinilestradiol e está presente em outras formas de contracepção hormonal, como o adesivo e o anel vaginal. Os especialistas acreditam que esse tipo específico de estrogênio, mais do que outros, aumenta o risco de coágulos sanguíneos, alterando a forma como o fígado sintetiza certas proteínas que afetam a formação do coágulo.
O estrogênio e outros hormônios que ocorrem naturalmente também afetam a coagulação do sangue, mas geralmente em menor grau. É por isso que o anticoncepcional hormonal que contém apenas progesterona é mais seguro para mulheres com fatores de risco para AVC.
Existem algumas situações em que tomar pílulas anticoncepcionais é mais arriscado. Uma dessas situações é quando uma mulher tem enxaqueca com aura, o que a coloca em maior risco se ela tomar pílulas anticoncepcionais que incluem estrogênio.
Muitos médicos preferem ser cautelosos e não prescrever pílulas contendo estrogênio para mulheres que têm enxaqueca com aura. Nesses casos, é importante encontrar outras opções, como:
No entanto, se você tem enxaquecas com aura e outras opções não estão funcionando para você, vale a pena conversar com seu médico para encontrar um método que seja administrável em sua vida e ajude a evitar uma gravidez indesejada.
Para mulheres que fumam, têm pressão alta ou distúrbio de coagulação do sangue, há também uma forte conexão entre AVC e pílulas anticoncepcionais, então os médicos provavelmente recomendarão uma forma de contracepção sem estrogênio.
Além de regular a menstruação e oferecer proteção contra gravidez indesejada, existem outros benefícios para a saúde nas pílulas anticoncepcionais.
A pílula pode diminuir a intensidade da menstruação e aliviar os sintomas comuns da menstruação, como cólicas. Pode ajudar a limpar a acne e proteger contra câncer de ovário e endometrial (ou uterino).
A realidade é que a pílula é conveniente e bem tolerada. É uma opção popular e segura para a maioria das mulheres. As pílulas anticoncepcionais geralmente são seguras e o ligeiro aumento no risco de AVC não deve ser um fator determinante para a maioria das mulheres.
Se você é sexualmente ativa e capaz de engravidar, mas não deseja, é uma boa ideia conversar com seu médico sobre qual tipo de contraceptivo é melhor para você. E quem sabe, talvez em um futuro próximo, as mulheres tenham ainda mais opções para escolher.
Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024