Calor e Gelo para a Dor. Não importa qual seja seu nível de condicionamento físico, todos lidam com dor de vez em quando. Dos atletas aos novatos em condicionamento físico, ser ativo pode vir com dores e, às vezes, lesões.
Quando você está com dor, pode ser difícil saber se deve usar gelo ou aplicar calor para obter alívio. Continue a leitura para compreender algumas recomendações sobre qual dessas compressas é mais indicada para qual situação.
Calor e gelo são considerados opções de tratamento baratas e fáceis de usar para lesões e dores.
Gelo é uma ótima escolha para as primeiras 72 horas após uma lesão porque ajuda a reduzir o inchaço, que causa dor. O calor, por outro lado, ajuda a acalmar articulações rígidas e relaxar músculos.
No entanto, nenhuma das opções deve ser usada por mais de 10 a 15 minutos por vez.
Compreenda mais profundamente estas informações, a seguir:
Quando o tecido é danificado (como entorses ou distensões musculares recentes), ele causa inflamação, criando inchaço, que é a maneira do seu corpo evitar que você se machuque ainda mais.
Aplicar frio é útil quando você quer reduzir inchaço, inflamação e dor. Também pode reduzir espasmos musculares dolorosos. Certifique-se de aplicar gelo imediatamente em uma nova lesão para manter o inchaço sob controle e reduzir a dor da pressão sobre a lesão. O frio também anestesia a área afetada, o que pode reduzir a dor e a sensibilidade.
Para Fazer uma Compressa Fria, você pode seguir este passo a passo:
Uma toalha gelada também pode ser útil. Veja como fazer:
Mantenha o gelo por até 20 minutos por vez, usando uma toalha para evitar o contato direto entre a bolsa de gelo e sua pele. Deixe a área ficar dormente, espere uma hora e então você pode reaplicar a bolsa fria, se necessário. O gelo só deve ser usado até três dias após a lesão. Depois disso, você pode querer consultar seu médico.
A aplicação de gelo em uma lesão aguda é geralmente segura. Para evitar os riscos, limite seu uso a 20 minutos por vez e evite usar produtos “super frios”.
O calor ajuda a aliviar os músculos doloridos que causam dor nas costas ou no pescoço. Ele funciona melhor para lesões que têm pelo menos alguns dias. O calor dilata os vasos sanguíneos, o que pode auxiliar no processo de cura e aliviar um pouco da dor.
Quando os músculos trabalham, são feitos subprodutos químicos que precisam ser removidos. Quando o exercício é muito intenso, pode não haver fluxo sanguíneo suficiente para remover todos os produtos químicos. É o acúmulo de produtos químicos (por exemplo, ácido láctico) que causa dor muscular. O suprimento de sangue ajuda a remover esses produtos químicos. Então, use calor para os músculos doloridos após o exercício.
Além disso, algumas dores de artrite causadas por articulações rígidas podem se beneficiar do calor, pois o fluxo sanguíneo aumenta. O calor também pode ajudar a soltar os músculos quando as dores de cabeça tensionais atacam.
Assim como com gelo, aplique calor apenas por cerca de 20 minutos de cada vez.
Seguir essas dicas ajudará você a reduzir a dor e voltar à sua rotina de exercícios antes que perceba.
Existe o risco de queimaduras devido ao uso excessivo de calor ou frio. Por este motivo, é importante remover a bolsa de aquecimento ou gelo após 15 a 20 minutos de utilização.
Algumas pessoas também não toleram bem gelo ou calor. Muitas vezes, tudo se resume a uma preferência pessoal sobre o que traz alívio aos seus sintomas.
Também é importante lembrar que calor e gelo não são uma cura para nenhuma lesão, mas apenas uma fonte de conforto temporária, enquanto você busca ajuda médica para tratamento da causa.
Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024