Cisto cerebral é um crescimento não cancerígeno no cérebro, no formato de bolsa, contendo líquido (que pode ser sangue, pus ou outro material).
Mesmo que um cisto cerebral não seja câncer, ele ainda pode causar problemas. O cisto pode pressionar o tecido cerebral e causar sintomas, como dor de cabeça, problemas de visão ou náusea. Se isso acontecer, pode ser necessária uma cirurgia para remover o cisto. Em alguns casos, no entanto, seu médico pode aconselhar a observação em vez de cirurgia.
Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de cisto cerebral, suas causas, seus sintomas e suas formas de tratamento.
Tipos de Cisto Cerebral
Existem quatro tipos principais de cistos encontrados no cérebro:
- Cisto Aracnoide (também chamado de Cisto Leptomeníngeo): Esse é um cisto entre o cérebro e a membrana aracnoide, uma das coberturas protetoras ao redor do cérebro. Contém líquido cefalorraquidiano (LCR) e aparece mais frequentemente em crianças, podendo também acontecer em adultos. Esse tipo de cisto acontece mais frequentemente entre os homens do que as mulheres;
- Cisto Coloide: Esse é um cisto cheio de gel. Muitas vezes, se forma em um dos 4 ventrículos do cérebro (os reservatórios do LCR no cérebro). Os cistos coloides, geralmente, ocorrem no terceiro ventrículo: um ponto central no cérebro. Os cistos podem levar ao bloqueio do fluxo do LCR e causar dores de cabeça quando uma pessoa está em uma determinada posição. Esses tendem a aparecer durante a idade adulta;
- Cisto Dermoide: Esse é um tipo raro de cisto que se forma durante o desenvolvimento da medula espinhal antes do nascimento. Esses cistos podem até conter células das glândulas sudoríparas ou células do folículo piloso. Esses aparecem frequentemente em crianças;
- Cisto Epidermoide (também chamado de Tumor Epidermoide): Como um cisto dermoide, ele se forma a partir de um pedaço de tecido que fica preso quando o cérebro e a medula espinhal se formam, mas não contêm glândulas sudoríparas ou células do folículo piloso. Eles crescem muito lentamente e, geralmente, aparecem na idade adulta;
- Cisto Pineal: Acontece na glândula pineal no centro do cérebro. Esse tipo de cisto, geralmente, só aparece durante exames de imagem feitos por outro motivo. Os cistos pineais raramente causam problemas. Se crescerem, às vezes, podem afetar a visão. Eles podem aparecer em pessoas de qualquer idade.
Causas
Muitos cistos cerebrais se formam durante as primeiras semanas, quando um bebê está crescendo no útero. Raramente, um cisto aracnoide pode se formar devido a uma lesão na cabeça ou outro trauma no cérebro.
Em outros casos, pode haver ligações entre um cisto cerebral e um tumor benigno ou canceroso. Em muitos casos, a causa de um cisto cerebral é desconhecida.
Sintomas
Os sintomas, geralmente, dependem de em qual parte do cérebro o cisto está crescendo. Alguns cistos são “silenciosos” (não causam sintomas) até crescerem.
Diga Adeus às Dores.
Reserve agora sua Consulta.
Em alguns casos, você pode ter um problema relacionado à área do cérebro em que o cisto está crescendo. Em outros casos, os sintomas podem ser devido ao bloqueio do fluxo normal do LCR e o aumento da pressão no cérebro (pressão intracraniana).
Os sintomas podem acontecer de forma um pouco diferente em cada pessoa, mas podem incluir:
- Dor de cabeça (comum);
- Náusea e vômito;
- Vertigem ou tontura;
- Problemas de audição ou visão;
- Dificuldades de equilíbrio e caminhada;
- Dor facial;
- Convulsões (não comuns).
Diagnóstico e Tratamento
Em alguns casos, seu médico pode descobrir um cisto cerebral quando ele aparece em um exame de imagem feito por outro motivo. Em outros casos, você pode estar tendo sintomas relacionados ao cisto.
Se um cisto cerebral estiver causando problemas, seu médico pode aconselhar a remoção com cirurgia. Se o cisto não estiver causando sintomas e não estiver crescendo, seu médico pode optar por observá-lo frequentemente com exames cerebrais. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de cisto. Por exemplo:
- Se você tiver um cisto aracnoide, seu médico pode perfurá-lo e drenar o líquido. O fluido drena para o LCR ou é retirado com uma agulha;
- Se você tiver um cisto dermoide ou epidermoide, seu médico, provavelmente, o removerá. Se o cisto não for totalmente removido, ele pode crescer novamente e causar sintomas novamente após alguns anos;
- Os cistos coloides, geralmente, causam um acúmulo de excesso de LCR. Isso é conhecido como hidrocefalia. Isso pode criar um aumento perigoso na pressão dentro do cérebro. Um shunt ou tubo de drenagem pode aliviar um pouco dessa pressão. Os cistos coloides podem ser difíceis de remover porque, geralmente, estão localizados em regiões mais profundas do cérebro. Para removê-los, seu médico pode usar métodos cirúrgicos especiais com pequenas ferramentas endoscópicas enviadas através de um tubo fino para o cérebro;
- Os cistos pineais não causam problemas. Geralmente, é possível gerenciá-los observando quaisquer alterações.
Se apenas o monitoramento da condição for sugerido, é muito importante manter as consultas de acompanhamento recomendadas.
Mais Informações sobre este assunto na Internet: