Traumatismo Craniano – Saiba Mais Sobre a Lesão Cerebral Traumática

Traumatismo Craniano

Traumatismo craniano ou traumatismo cranioencefálico (TCE) resulta de um impacto na cabeça que interrompe a função cerebral normal. A lesão cerebral traumática pode afetar as habilidades cognitivas de uma pessoa, incluindo habilidades de aprendizado e de raciocínio.

Neste artigo, conheça as causas, os sintomas, as formas de diagnóstico e o tratamento do Traumatismo Craniano.

Causas do Traumatismo Craniano

As principais causas de TCE, que resultam em visitas ao Pronto-Socorro, são quedas e colisões com objetos e veículos automotores. Forças indiretas que sacodem o cérebro violentamente dentro do crânio também podem causar lesão cerebral traumática.

Além disso, a lesão cerebral traumática pode resultar de ferimentos a bala ou de outras lesões que penetram no crânio e no cérebro.

Os médicos classificam a lesão cerebral traumática como leve, moderada ou grave, dependendo se a lesão causa inconsciência, quanto tempo dura a inconsciência e a gravidade dos sintomas. Embora a maioria das lesões cerebrais traumáticas sejam classificadas como leves, porque não apresentam risco de vida, mesmo uma lesão cerebral traumática leve pode ter efeitos graves e duradouros.

Sintomas

A lesão cerebral traumática leve, também conhecida como concussão, não causa inconsciência ou a perda de consciência dura 30 minutos ou menos. Os sintomas de lesão cerebral traumática leve podem incluir:

  • Incapacidade de lembrar a causa da lesão ou eventos que ocorreram imediatamente antes ou até 24 horas após a ocorrência;
  • Confusão e desorientação;
  • Dificuldade em lembrar novas informações;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Visão embaçada;
  • Náusea e vômito;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Problemas para falar com coerência;
  • Mudanças nas emoções ou nos padrões de sono.

Esses sintomas costumam aparecer no momento da lesão ou logo depois, mas, às vezes, podem demorar dias ou semanas. Os sintomas de lesão cerebral traumática leve são geralmente temporários e desaparecem em horas, dias ou semanas; no entanto, ocasionalmente, podem durar meses ou mais.

Tratamento para Epilepsia.
Agendar Consulta Hoje!

Lesão cerebral traumática moderada causa inconsciência que dura mais de 30 minutos, mas menos de 24 horas, e lesão cerebral traumática grave causa inconsciência por mais de 24 horas. Os sintomas de lesão cerebral traumática moderada e grave são semelhantes aos da lesão cerebral traumática leve, mas mais sérios e duradouros.

Em todas as formas de lesão cerebral traumática, as alterações cognitivas estão entre os sintomas mais comuns, incapacitantes e de longa duração, que podem resultar diretamente da lesão. A capacidade de aprender e de lembrar novas informações é frequentemente afetada.

Outras habilidades cognitivas comumente afetadas incluem a capacidade de prestar atenção, de organizar pensamentos, de planejar estratégias eficazes para completar tarefas e atividades, e de fazer julgamentos sólidos. Mudanças mais severas nas habilidades de pensamento – uma característica marcante da demência – podem se desenvolver anos depois que a lesão ocorreu e a pessoa parece ter se recuperado de seus efeitos imediatos.

Diagnóstico

As avaliações por profissionais de saúde geralmente incluem:

  • Perguntas sobre as circunstâncias da lesão;
  • Avaliação do nível de consciência e de confusão da pessoa;
  • Exame neurológico para avaliar a memória e o pensamento, a visão, a audição, o tato, o equilíbrio, os reflexos e outros indicadores da função cerebral.

Informe o seu médico se estiver tomando medicamentos (prescritos, sem prescrição ou “remédios naturais”), especialmente anticoagulantes, porque podem aumentar as chances de complicações. Informe também o seu profissional de saúde se você bebe álcool ou usa drogas ilícitas.

Dependendo da causa da lesão cerebral traumática e da gravidade dos sintomas, imagens do cérebro com tomografia computadorizada (TC) podem ser necessárias para determinar se há sangramento ou inchaço no cérebro. Se você tiver uma lesão cerebral traumática, ela deve ser anotada em seu prontuário médico permanente e mencionada sempre que familiarizar um novo médico com seu histórico médico.

Tratamento

O tratamento é baseado na gravidade da lesão. Lesões leves geralmente não requerem nenhum tratamento além de repouso e dos analgésicos de venda livre para tratar uma dor de cabeça.

No entanto, uma pessoa com uma lesão cerebral traumática leve geralmente precisa ser monitorada de perto, em casa, para qualquer persistência, agravamento ou novos sintomas.

Atendimento Imediato de Emergência

Pessoas com ferimentos graves podem ter outros ferimentos que precisam ser tratados. Os tratamentos adicionais na sala de emergência ou na unidade de terapia intensiva de um hospital se concentram em minimizar os danos secundários devido à inflamação, ao sangramento ou à redução do suprimento de oxigênio ao cérebro.

Cirurgia

A cirurgia de emergência pode ser necessária para minimizar danos adicionais aos tecidos cerebrais. A cirurgia pode ser usada para resolver os seguintes problemas:

  • Remoção de sangue coagulado (hematomas);
  • Reparar fraturas do crânio;
  • Estancar sangramento no cérebro;
  • Abrir uma janela no crânio.

Reabilitação

A maioria das pessoas que sofreram uma lesão cerebral significativa necessitará de reabilitação. Elas podem precisar reaprender habilidades básicas, como andar ou falar. O objetivo é aprimorar suas habilidades para realizar as atividades diárias.

A terapia geralmente começa no hospital e continua em uma unidade de reabilitação de pacientes internados, em uma unidade de tratamento residencial ou por meio de serviços ambulatoriais. O tipo e a duração da reabilitação são diferentes para cada pessoa, dependendo da gravidade da lesão cerebral e de qual parte do cérebro foi lesada.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: sexta, 03 de maio de 2024