Concussão Cerebral. Uma Concussão é um distúrbio na função cerebral que ocorre após uma pancada na cabeça ou como resultado de um violento balanço da cabeça.
Com a leitura deste artigo, saiba mais informações sobre a Concussão, seus sinais e sintomas, além dos procedimentos para tratar a condição.
O crânio protege o cérebro contra traumas penetrantes, mas não absorve todo o impacto de uma força violenta. O cérebro é amortecido dentro do crânio pelo fluido cerebroespinhal circundante.
Apesar disso, um golpe abrupto na cabeça ou mesmo uma desaceleração rápida pode fazer com que o cérebro entre em contato com a parte interna do crânio. Existe a possibilidade de rompimento dos vasos sanguíneos, de destruição das fibras nervosas e de hematomas cerebrais.
Às vezes, o golpe pode resultar em danos microscópicos às células cerebrais sem danos estruturais óbvios visíveis em uma tomografia computadorizada. Em casos graves, o tecido cerebral pode começar a inchar.
Como o cérebro não consegue escapar dos limites rígidos do crânio, o inchaço severo pode comprimir o cérebro e seus vasos sanguíneos, limitando o fluxo de sangue. Sem fluxo sanguíneo adequado, o cérebro não recebe o fluxo necessário de oxigênio e de glicose. O edema cerebral após uma concussão tem o potencial de amplificar a gravidade da lesão.
Uma concussão pode afetar a memória, o julgamento, os reflexos, a fala, o equilíbrio e a coordenação muscular. Pessoas com concussões frequentemente relatam um breve período de amnésia ou esquecimento, onde não conseguem se lembrar do que aconteceu imediatamente antes ou depois da lesão.
Veja, a seguir, alguns sintomas comuns de concussão:
Se alguma dessas situações ocorrer após uma pancada na cabeça, um profissional de saúde deve ser consultado o mais rápido possível.
Historicamente, o tratamento padrão para concussão era descansar bastante. No entanto, as abordagens mais recentes envolvem terapia para gerenciar sintomas específicos. Existem procedimentos diagnósticos que ajudam a determinar o sistema mais afetado e a terapia apropriada para uma determinada sintomatologia.
Além disso, um exame médico completo pode ser necessário antes de retornar às atividades com potencial de ferimentos na cabeça.
O atendimento de emergência para lesões cerebrais traumáticas moderadas a graves se concentra em garantir que a pessoa tenha oxigênio suficiente e um suprimento sanguíneo adequado, mantendo a pressão arterial e evitando qualquer lesão posterior na cabeça ou no pescoço.
A cirurgia de emergência pode ser necessária para minimizar danos adicionais aos tecidos cerebrais. A cirurgia pode ser usada para resolver os seguintes problemas:
Referência: School of Medicine – University of Pittsburg – Neurological Surgery
Última data de revisão: s�bado, 14 de dezembro de 2024