A Cirurgia de Descompressão Nervosa é um procedimento realizado para remover a pressão sobre os nervos nas áreas do local do gatilho (frontal, temporal, occipital), removendo os tecidos circundantes, incluindo músculos e vasos sanguíneos.
Se suas enxaquecas não estão respondendo às opções de tratamento que tentou, você não está sozinho. Quando se tem enxaqueca, pode ser uma longa jornada para encontrar uma forma de tratamento adequada.
Continue a leitura deste artigo para compreender porque essa forma de tratamento pode ser útil em pacientes com enxaquecas crônicas refratárias aos medicamentos.
Se tiver um diagnóstico de enxaqueca e o tratamento farmacológico não ajudar, a cirurgia de descompressão do nervo pode ser uma opção para você.
Você pode ter ouvido sobre essa forma de tratamento pelo nome de “cirurgia de enxaqueca”. Esse procedimento é um tratamento ambulatorial que libera ou descomprime os nervos diretamente sob a pele que podem estar desencadeando suas enxaquecas.
A cirurgia de descompressão nervosa para enxaqueca foi desenvolvida em meados dos anos 2000 e ainda é relativamente nova. Mas trouxe forte alívio para muitas pessoas que não se beneficiaram de outros tratamentos.
A cirurgia de descompressão do nervo, também conhecida como cirurgia de liberação do nervo, usa uma técnica inicialmente utilizada na cirurgia plástica para abordar os pontos-gatilho da enxaqueca relacionados a uma compressão do nervo.
A pesquisa sobre a cirurgia começou quando alguns pacientes de Bahman Guyuron relataram menos sintomas de enxaqueca após realizarem um procedimento cosmético que abordava a liberação de um nervo atrás do olho.
Se você vive com enxaqueca crônica, pode monitorar seus gatilhos, que geralmente incluem cafeína, pouco sono, aromas fortes e alta luminosidade.
Mas os nervos irritados também podem ser gatilhos para desencadear uma crise de enxaqueca. Os nervos da cabeça ou do pescoço logo abaixo da pele podem ser comprimidos pelo tecido circundante, os músculos e até os vasos sanguíneos. Sem espaço suficiente, esses nervos contraídos podem desencadear enxaquecas.
Não podemos controlar a exposição a um gatilho de compressão do nervo da mesma forma que controlamos um gatilho como o vinho tinto, por exemplo. Assim, a cirurgia de descompressão do nervo remove os tecidos ou vasos sanguíneos que estão pressionando, constringindo ou irritando esses nervos.
Não se preocupe, a cirurgia nunca remove os ossos do crânio. Uma vez que os nervos tenham mais espaço, o cirurgião adiciona um enchimento extra feito de gordura a cada nervo como prevenção adicional contra enxaquecas.
Se você tem enxaquecas que não respondem ao tratamento, já pode ter um diagnóstico de enxaqueca. Você também pode ser candidato a essa cirurgia se os efeitos colaterais negativos dos medicamentos para enxaqueca o impedirem de tomá-los.
Antes da cirurgia, alguns médicos podem querer que você acompanhe suas enxaquecas com um registro ou forneça informações sobre a gravidade de suas enxaquecas e sobre seus tratamentos anteriores e os efeitos colaterais.
Se você acabou de começar a ter enxaquecas ou se nunca consultou um médico sobre suas enxaquecas, provavelmente, ainda não é um candidato à cirurgia. Você precisará de um diagnóstico e, provavelmente, precisará tentar outros tratamentos antes de procurar uma cirurgia.
Além dos efeitos colaterais de curto prazo, essa cirurgia tem algumas complicações possíveis, incluindo perda de cabelo e lesão do nervo. Também há uma chance de que suas enxaquecas não desapareçam totalmente após a cirurgia. Isso porque descomprimir alguns dos pontos de gatilho pode revelar outros pontos que estavam ocultos anteriormente. Pode ser necessário tentar injeções adicionais de Botox ou outra cirurgia para esses pontos de gatilho.
Precisando ou não de procedimentos adicionais, você ainda pode sentir um alívio da enxaqueca que outros tratamentos não poderiam fornecer. Ao contrário dos medicamentos que você precisa tomar todos os dias para prevenir enxaquecas, essa cirurgia potencialmente ajuda a evitar as crises de enxaqueca por muito tempo.
Para muitas pessoas, é um tratamento permanente para enxaqueca que proporciona alívio completo.
Última data de revisão: domingo, 15 de dezembro de 2024