Hipertensão Intracraniana – Causas, Sintomas e Tratamento

Hipertensão Intracraniana

A Hipertensão Intracraniana (HI) é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio. Esse aumento da pressão dentro do crânio pode resultar de uma lesão cerebral ou mesmo ser a causa da lesão.

Neste artigo, saiba mais sobre a Hipertensão Intracraniana, suas Causas, seus Sintomas e suas formas de Tratamento.

Em que Consiste a Hipertensão Intracraniana

Intracraniana significa dentro do crânio e hipertensão significa alta pressão de fluido. Uma condição de hipertensão intracraniana significa que a pressão do líquido que envolve o cérebro (líquido cefalorraquidiano ou LCR) está muito alta.

Para entender a pressão intracraniana (PIC), pense no crânio como uma caixa rígida. Após a lesão cerebral, o crânio pode ficar sobrecarregado com: tecido cerebral inchado, sangue ou LCR. O crânio não se estica como a pele para lidar com essas mudanças. Ele pode ficar muito cheio e aumentar a pressão no tecido cerebral. Isso é chamado de pressão intracraniana aumentada.

Pseudotumor cerebral e hipertensão intracraniana benigna são ambos nomes anteriores para HI, que agora são considerados imprecisos. Esses nomes não descrevem adequadamente o distúrbio e minimizam a gravidade da hipertensão intracraniana.

Causas

Na maioria dos casos, o aumento da pressão intracraniana pode ser devido a um aumento da quantidade do líquido cefalorraquidiano (o fluido que envolve o cérebro e a medula espinhal) nos espaços ao redor do cérebro.

O aumento da pressão intracraniana também pode ser devido a um aumento da pressão dentro do próprio cérebro. Isso pode ser causado por uma massa (como um tumor), por um sangramento no cérebro ou fluido ao redor do cérebro, ou por um inchaço dentro do próprio cérebro.

Tratamento para Epilepsia.
Agendar Consulta Hoje!

Muitas condições podem aumentar a pressão intracraniana. As causas comuns incluem:

Sinais e Sintomas

O sintoma mais comum geralmente é uma dor de cabeça insuportavelmente dolorosa ou frequente, às vezes, associada à náuseas e vômitos que não são aliviados com medicamentos. A dor de cabeça frequentemente desperta o paciente do sono.

Alguns pacientes são atendidos na sala de emergência, onde uma punção lombar é feita como último recurso, para aliviar temporariamente a dor de cabeça.

A alta pressão do LCR pode causar o inchaço dos nervos ópticos (papiledema). O nervo óptico conecta o interior de cada olho, a retina, aos centros de visão do cérebro. O nervo óptico transmite impulsos da retina para esses centros cerebrais. O primeiro sinal de papiledema em um teste de campo visual é conhecido como ponto cego aumentado.

A pressão anormal do LCR também pode afetar os músculos oculares que controlam os movimentos oculares, produzindo visão dupla, mas esse é um evento raro. Todos os pacientes com HI presumida devem ser submetidos a um exame oftalmológico completo, incluindo testes de campo visual por um oftalmologista ou por um neuro-oftalmologista.

Outros sintomas comuns incluem visão alterada transitória, particularmente em movimento ou curvatura, ruído intracraniano (zumbido de pulso sincronizado), rigidez do pescoço, dor nas costas e no braço, dor atrás do olho, intolerância a exercícios e dificuldades de memória.

Complicações

Um aumento na pressão intracraniana é um problema médico sério e com risco de morrer. A pressão pode danificar o cérebro ou a medula espinhal, pressionando estruturas importantes e restringindo o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Diagnóstico

O médico tentará descobrir a causa do aumento da PIC. Isso inclui um exame físico, avaliação de seus sintomas e um exame neurológico. Esses exames também verificam o estado mental e a coordenação, incluindo o funcionamento dos músculos, os sentidos e os reflexos.

Os testes feitos se houver suspeita de aumento da PIC podem incluir:

  • Tomografia computadorizada da cabeça;
  • Ressonância magnética da cabeça;
  • Punção lombar.

Uma punção lombar é feita para medir a pressão do LCR e obter uma amostra do LCR para verificar a presença de células cancerosas.

Tratamento

Na fase aguda, o tratamento pode consistir no uso de corticosteroides, que possuem a função de ajudar a diminuir ou a prevenir o inchaço do cérebro ou edema cerebral.

Se uma infecção for a principal causa do aumento da PIC, antibióticos podem ser prescritos. Você também pode receber medicamentos para dor ou ansiedade, ou para controlar convulsões.

Em alguns casos, o uso de medicamentos chamados inibidores da anidrase carbônica é praticado para suprimir a produção de LCR. O tratamento também pode envolver modificações no estilo de vida e na dieta alimentar, a fim de promover a perda de peso para os pacientes com sobrepeso ou obesidade.

Quando o tratamento médico falha e a visão está em risco, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, para colocar um shunt cerebral, que tem a função de drenar o LCR e aliviar a PIC. Um shunt é uma passagem que permite que o sangue ou outro fluido se mova de uma parte do corpo para outra. Neste caso específico, o líquido cefalorraquidiano extra é drenado do cérebro para o abdômen.

Prevenção

Essa condição geralmente não pode ser evitada. Se você tiver uma dor de cabeça persistente, visão turva, mudanças no seu nível de alerta, problemas no sistema nervoso ou convulsões, procure ajuda médica imediatamente.

Referência: The Johns Hopkins Hospital

Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: s�bado, 20 de abril de 2024