Fratura na Coluna Vertebral por Osteoporose – Quando é Necessário Cirurgia?

Fratura na Coluna Vertebral
Compartilhe

O tipo de fratura na coluna que normalmente é causada pela osteoporose é chamada de fratura por compressão. Uma Fratura na Coluna Vertebral é geralmente definida como um osso vertebral na coluna que diminuiu pelo menos 15 a 20% em altura devido à fratura por compressão vertebral.

Se você fraturar um osso da coluna, normalmente não precisará de uma cirurgia. Mas fraturas na coluna podem tornar a mobilidade um desafio. Se isso acontecer com você, seu médico pode considerar um procedimento cirúrgico para tratamento.

Continue a leitura deste artigo para compreender Quando é Necessário Cirurgia para tratamento das Fraturas na Coluna Vertebral por Osteoporose.

Compreendendo a Fratura na Coluna Vertebral por Osteoporose

Uma fratura da coluna vertebral devido à osteoporose (ossos fracos) é comumente chamada de fratura por compressão, mas também pode ser chamada de fratura vertebral, fratura osteoporótica ou fratura em cunha.

As fraturas por compressão podem ocorrer em vértebras em qualquer lugar da coluna, mas tendem a ocorrer mais comumente na parte superior das costas (coluna torácica), particularmente nas vértebras inferiores dessa seção da coluna (por exemplo, T10, T11, T12).

Elas raramente ocorrem acima do nível T7 da coluna, mas frequentemente ocorrem nos segmentos lombares superiores, como L1.

Sintomas

Fraturas vertebrais geralmente são acompanhadas de dor lombar aguda e podem levar a dor crônica, deformidade (cifose torácica, comumente chamada de corcunda), perda de altura, aglomeração de órgãos internos e perda de condicionamento muscular e aeróbico devido à falta de atividade e exercício.

Crises de Enxaqueca?
Marque uma Consulta com o Neurocirurgião Agora.

Uma combinação dos problemas acima, decorrentes de fraturas vertebrais, também pode levar a alterações na autoimagem do indivíduo, o que, por sua vez, pode afetar negativamente a autoestima e a capacidade de realizar as atividades da vida diária.

Tratamento

O tratamento de uma fratura da coluna vertebral causada por osteoporose geralmente é duplo, incluindo o tratamento da fratura e o tratamento da osteoporose subjacente que levou à fratura.

A abordagem normalmente incluirá cuidados não cirúrgicos, como repouso, analgésicos, uso de calor ou gelo para dor local e retorno lento à mobilidade. A cirurgia também pode ser aconselhável. Os dois tipos mais comuns de cirurgia para esse tipo de fratura são:

Vertebroplastia

Este tratamento minimamente invasivo é projetado para ajudar a reduzir ou eliminar a dor causada por uma vértebra fraturada e estabilizar o osso. Cimento de baixa viscosidade é injetado diretamente no corpo vertebral colapsado sob alta pressão, com o objetivo de estabilizar a fratura e aliviar a dor lombar associada.

Cifoplastia

Semelhante à vertebroplastia, a cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo projetado para reduzir ou interromper a dor causada por uma fratura da coluna, estabilizar o osso e restaurar parte ou toda a altura perdida do corpo vertebral devido à fratura por compressão.

A cifoplastia infla um balão em uma vértebra fraturada, restaurando a altura e estabilizando-a com cimento ósseo.

O objetivo da cirurgia de fratura da coluna é retornar os ossos ao seu alinhamento normal e aliviar a pressão sobre os nervos e a medula espinhal. Para esse propósito, instrumentos cirúrgicos como parafusos cirúrgicos, hastes e gaiolas são usados ​​durante a cirurgia.

No entanto, as cirurgias da coluna são complexas e exigem alta precisão, pois é uma área extremamente sensível localizada perto da medula espinhal e dos principais vasos sanguíneos.

Quando é Necessário Cirurgia?

Dependendo da localização da fratura e do grau de instabilidade da coluna, o tratamento de fraturas espinhais é determinado. A cirurgia de fratura da coluna vertebral pode não ser sempre necessária.

Fraturas de mais de uma vértebra ou fraturas com danos nervosos significativos devido à compressão da medula espinhal requerem cirurgia. Os casos de fraturas vertebrais que não são tratadas precocemente podem resultar em condições sérias, como paralisia.

Além disso, o tratamento cirúrgico é frequentemente necessário em casos onde a fratura reduziu a altura da coluna, tornando-a instável e com perda da função de suporte de carga.

O período de recuperação para fraturas da coluna após a cirurgia varia dependendo do tipo de procedimento cirúrgico realizado e da condição do paciente. Hoje, graças às tecnologias avançadas e práticas ortopédicas modernas usadas em cirurgias de coluna, o processo de cura pode ser mais rápido e indolor.

Fisioterapia e reabilitação são um dos passos mais importantes após a cirurgia de fratura da coluna vertebral. Fisioterapia é a prática mais importante para reduzir a dor, recuperar a mobilidade e retornar à vida normal o mais rápido possível.

Se a fratura da coluna vertebral causou lesão da medula espinhal e o paciente desenvolveu paralisia, um programa de fisioterapia e reabilitação de longo prazo é necessário após a cirurgia.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: sexta, 13 de setembro de 2024