A dor facial é uma queixa comum das pessoas e, embora na maioria das vezes desapareça sozinha, sem a necessidade de qualquer intervenção médica, muitas pessoas ainda precisam de mais investigações para diagnosticar uma causa e receber o tratamento adequado.
Continue a leitura deste artigo para ter uma visão geral das várias causas da dor facial e de que tipos de tratamento podem ser oferecidos.
A dor facial pode ser sentida em qualquer parte do rosto e isso inclui os olhos e a boca. A fonte da dor pode vir diretamente de qualquer uma das várias estruturas em sua cabeça ou ser referida de outra parte do corpo. As possíveis fontes de dor facial incluem:
Embora a maioria das causas de dor facial seja, geralmente, inofensiva, você e seu médico devem descobrir qual é a causa subjacente para poder tratá-la adequadamente.
Geralmente, classificamos a dor facial em diferentes tipos, dependendo da causa.
A razão pela qual você tem dor facial pode ser uma infecção, inflamação, tumor, trauma, cirurgia anterior, problemas dentários, causa vascular ou danos nos nervos.
Vários nervos estão correndo em seu rosto, permitindo que você sinta sensações. Distúrbios neurológicos referem-se aos problemas que afetam qualquer um desses nervos que podem resultar em dor facial. Alguns deles incluem:
Quando a dor facial é referida nos ouvidos ou nos olhos, ela pode estar associada a outras características, como zumbido ou vertigem nos ouvidos, ou uma lesão em um dos olhos.
As infecções também podem ser uma razão para a sua dor facial. Por exemplo, a conjuntivite pode resultar em inflamação, olhos lacrimejantes e dor referida ao redor da região ocular, e, da mesma forma, uma infecção no ouvido pode ser sentida no ouvido, na cabeça, mandíbula e em um lado do rosto.
Os seios da face são pequenas cavidades atrás do nariz, da testa e das maçãs do rosto. Se eles ficarem inflamados, podem criar bloqueios que resultam no acúmulo de muco. Os sintomas incluem dor e pressão no rosto (mais especificamente ao redor do nariz), na testa e nas bochechas. A sinusite, geralmente, segue um resfriado, mas também pode ser causada por alergias.
Vários distúrbios de dores de cabeça podem levar à dor facial. Estes podem incluir:
A dor, que é sentida em qualquer parte da cabeça, pode irradiar para o rosto. Se você está tendo dores de cabeça recorrentes, deve visitar o médico.
Várias condições afetam a coluna que podem induzir dores de cabeça, que por sua vez, podem levar a dor em qualquer parte da área facial. A degeneração da coluna cervical também pode causar dores de cabeça e dores faciais.
A dor na mandíbula pode se espalhar para outras áreas do rosto e pode se desenvolver a partir de infecções, dores de dente e problemas com os vasos sanguíneos ou nervos. A dor na mandíbula também pode resultar de disfunção da articulação temporomandibular, que é um grupo de condições que afetam as articulações da mandíbula, dos músculos e ossos responsáveis pelo movimento da mandíbula. Pode ser comum e, geralmente, desaparece sem tratamento médico. Outras causas de dor na mandíbula incluem:
Cortes, impactos e pancadas decorrentes de quedas e acidentes podem estar associados a dores faciais, principalmente se a lesão danificar algum nervo dessa região. Às vezes, mas isso é bastante raro, a cirurgia facial pode levar a complicações como danos nos nervos. Além da dor, os outros sintomas podem incluir dormência e formigamento na área afetada.
Uma vez estabelecido o diagnóstico, um especialista e uma equipe multidisciplinar dedicada que lidam com sua condição particular poderão oferecer o tratamento mais eficaz.
Exemplos do tipo de tratamento incluem tomar antibióticos para quaisquer infecções, medicamentos antivirais para infecções bacterianas como herpes-zóster, receber uma injeção como botox ou epidural, injeções nas articulações facetárias ou bloqueios nervosos, especialmente se a dor se tornar crônica. Se seus sintomas forem mais avançados, a estimulação elétrica do nervo é uma opção para a dor neuropática crônica.
Última data de revisão: ter�a, 03 de dezembro de 2024