Quase todo mundo experimenta algum tipo de dor nas costas durante a vida, sendo esta uma das principais causas de falta ao trabalho. A dor lombar geralmente se resolve sozinha e é o resultado de uma lesão por esforço. Mas podem existir outras causas, assim como existem muitos tratamentos para este tipo de dor.
Acompanhe este artigo e aprenda a evitar dores nas costas, sabendo quais atividades podem estar colocando você em risco.
A região lombar é a área atrás da barriga, desde a caixa torácica até a pelve. A dor lombar pode começar no início dos vinte anos e continuar por toda a vida adulta. Entre as causas comuns de dor lombar, estão:
A dor nas costas grave após uma lesão deve ser avaliada por um profissional de saúde. Os sinais de alerta de lesões mais graves incluem dor com tosse ou micção, perda de controle do intestino ou bexiga, fraqueza nas pernas e febre. Esses sintomas adicionais requerem avaliação médica.
Dor nas costas que ocorre após exercícios excessivos ou levantamento de peso é frequentemente uma lesão por esforço. No entanto, ocasionalmente, essas atividades causam lesão no disco e ruptura ou hérnia. Quando um hérnia de disco irrita o nervo ciático, pode causar dor nas costas.
Ciática é uma forma de dor no nervo causada por pressão no nervo ciático. O nervo ciático é um nervo grande que desce pelas nádegas e se estende pela parte de trás da perna. Quando este nervo é pressionado em algum local de sua extensão, causa dor lombar, queimação e/ou formigamento na região por onde ele passa. Às vezes, as pessoas sentem como se a dor irradiasse pelas nádegas e por uma perna, às vezes até atingindo o pé.
Qualquer pessoa pode ter dor nas costas, e quase todo mundo vai sentir dor nas costas em algum momento da vida. Vários fatores aumentam o risco de desenvolver este sintoma:
Um trabalho que envolve puxar, levantar ou torcer com a região lombar pode causar lesões e lombalgia. Mesmo sentar-se por períodos prolongados pode causar dor lombar. Ficar de pé por horas a fio? Isso também pode causar dores nas costas. Veja abaixo se o seu trabalho pode estar colocando você está em risco:
A dor nas costas é um dos problemas médicos mais comuns no mundo, que pode variar de uma dor surda e constante a uma dor repentina e aguda.
Às vezes, pode surgir de repente – devido a um acidente, uma queda ou ao levantar algo pesado, ou pode se desenvolver lentamente devido a alterações degenerativas relacionadas à idade na coluna. Em alguns casos, distúrbios de artrite inflamatória ou outras condições médicas causam dor nas costas.
O tratamento varia dependendo da causa e dos sintomas, e frequentemente há vários fatores contribuintes. No entanto, há medidas que você pode tomar para melhorar sua saúde e diminuir sua chance de desenvolver dor lombar crônica ou duradoura:
Carregar uma bolsa ou mala com peso demais pode sobrecarregar a região lombar. Se você precisar carregar uma carga pesada, considere usar uma maleta com rodas.
Ao diminuir a quantidade de peso que você está carregando, reduz a quantidade de pressão na coluna vertebral. Ajude a manter as costas dos filhos saudáveis, garantindo que as mochilas não estejam sobrecarregadas. Uma mochila pesada pode significar futuras dores nas costas para os pequenos.
A maioria das lesões esportivas nas costas são entorse dos ligamentos ou distensões dos músculos ao redor da coluna. Condições ou complicações graves podem ter sintomas semelhantes aos de uma entorse ou tensão de rotina. As lesões esportivas mais comuns ocorrem após o uso repetitivo da coluna, por torção, compressão ou flexão.
Esportes de alto impacto, como corrida, futebol ou voleibol, muitas vezes podem causar lombalgia. Esportes como o golfe, no qual torções repetitivas geralmente estão envolvidas, também podem causar dor lombar.
Sentar-se com apoio adequado para a região lombar, com os ombros para trás e um descanso para os pés, pode evitar dores lombares. O equilíbrio adequado dos pés em pé também pode minimizar o risco de desenvolver dor lombar enquanto estiver em pé.
A terapia intervencionista pode aliviar a dor crônica, bloqueando a condução nervosa entre áreas específicas do corpo e do cérebro. As abordagens variam de injeções de anestésicos locais, esteroides ou analgésicos nos tecidos moles, articulações ou raízes nervosas afetadas, a bloqueios nervosos mais complexos e estimulação da medula espinhal.
Quando há dor extrema, doses baixas de medicamentos podem ser administradas por cateter diretamente na medula espinhal. O uso crônico de injeções de esteróides pode levar a um comprometimento funcional aumentado.
A cirurgia nas costas é frequentemente o último recurso quando todas as outras opções de tratamento foram testadas e não obtiveram sucesso. A cirurgia pode ser considerada uma opção para aliviar a dor causada por lesões musculoesqueléticas graves ou compressão do nervo resultante do deslocamento ou colapso das vértebras.
As cirurgias nas costas geralmente têm um longo período de recuperação e alguns pacientes podem perder a mobilidade e a flexibilidade após a cirurgia. Como tal, é importante conversar com seu médico neurocirurgião de confiança e conhecer todos os riscos associados e potenciais benefícios de um procedimento antes de se submeter a uma cirurgia nas costas.
Artigo Publicado em: 2 de setembro de 2019 e Atualizado em: 14 de fevereiro de 2025
Última data de revisão: quarta, 02 de abril de 2025