Cigarro Pode Causar AVC. Fumar é um dos principais fatores de risco de AVC: contribui para o acúmulo de placas nas artérias, aumenta o risco de coágulos sanguíneos, reduz o oxigênio no sangue e faz o coração trabalhar mais.
Na verdade, os fumantes têm duas vezes mais chances de sofrer um AVC e duas vezes mais chances de morrer por causa dele. Neste artigo, saiba mais sobre como fumar pode levar a um AVC.
A maioria das pessoas entende que fumar faz mal para os pulmões. O que as pessoas, às vezes, não compreendem muito são todos os outros efeitos negativos que fumar pode ter em seu corpo.
Cerca de 40% dos pacientes que chegam a uma unidade de internamento de AVC agudo são fumantes. Fumar é prejudicial no contexto do AVC porque não só pode tornar o sangue mais viscoso e coagular mais facilmente, como também levar à degeneração das artérias, o que pode levar ao AVC.
Se não for controlado, o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos pode torná-los estreitos. E então, se coágulos se formarem em seu cérebro e ficarem presos nas artérias estreitas, é isso que leva a um acidente vascular cerebral.
Fumar também é um fator de risco muito importante para desenvolver um aneurisma, que é quando uma protuberância se forma na parede da artéria. Quando um aneurisma se forma, ele pode se romper e causar a morte.
Se alguém continuar a fumar depois de ter desenvolvido um aneurisma, é muito mais provável que o aneurisma continue a crescer, que possa estourar e colocar sua vida em perigo.
Trombose é a formação de coágulos sanguíneos. Em um processo normal, as plaquetas formam coágulos em resposta a uma lesão. Ao sofrer um AVC, o sangue coagula incorretamente, causando a formação de um coágulo e a circulação sanguínea enviará o coágulo para o cérebro – e é isso que causa um AVC.
O tabagismo continuado é o fator de risco número um para o agravamento dessa doença, podendo ser necessário até mesmo uma grande cirurgia para corrigir o fluxo sanguíneo. Quando ocorre nas artérias no pescoço, as artérias carótidas, ele as coloca em risco de doença da artéria carótida e AVC.
O tabagismo é a escolha de estilo de vida evitável número um que leva a maus resultados. Não apenas a morte, mas também a invalidez e isso tem um efeito duradouro em sua vida e na vida de seus entes queridos.
Todo fumante sabe que é uma boa ideia tentar parar. A parte mais importante de parar de fumar é olhar para isso como um processo. A maioria das pessoas precisa tentar parar mais de uma vez. É preciso olhar para isso não apenas como parar de fumar – o que deve ser visto é tudo o que desencadeia o hábito de fumar. Por exemplo:
Para parar de fumar com sucesso, você precisa lidar com o vício físico e os hábitos psicológicos que o acompanham. Esse é um trabalho árduo, mas você pode fazer o seguinte:
Parar de fumar imediatamente reduz o risco de AVC. Assim que você parar, seu corpo começa a se recuperar.
Última data de revisão: ter�a, 03 de dezembro de 2024