Demência é uma palavra usada para descrever um conjunto de sintomas mentais (da mente) e neurológicos (do cérebro) que pioram com o tempo, como perda de memória e dificuldade de concentração. A demência vascular é um tipo específico de demência, o segundo tipo mais comum após a doença de Alzheimer.
Como outros tipos de demência, não tem cura conhecida. Embora, às vezes, seja possível retardar o desenvolvimento dos sintomas, infelizmente, eles vão piorar à medida que o cérebro perde cada vez mais seu funcionamento.
Continue a leitura para saber mais sobre a demência vascular, suas causas, seus sintomas e suas formas de tratamento.
A demência vascular é causada pela falta de suprimento de sangue para o cérebro. Isso impede que as células cerebrais circundantes funcionem corretamente, fazendo com que elas morram com o tempo.
As causas de um suprimento sanguíneo reduzido para o cérebro incluem:
Os sintomas da demência vascular podem se desenvolver repentina ou gradualmente.
Seus primeiros sintomas dependerão de qual parte do cérebro foi afetada. Isso significa que pessoas diferentes podem apresentar sintomas diferentes.
A demência vascular pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja frequentemente associada ao envelhecimento. Se você tem menos de 65 anos, é conhecida como demência vascular de “início jovem” ou “início precoce”.
Os primeiros sinais de demência vascular incluem:
Nos estágios posteriores, você pode experimentar sintomas como:
Embora diversas pesquisas estejam sendo realizadas para encontrar novos tratamentos, atualmente, não há cura para a demência vascular. No entanto, há muita ajuda e apoio para ajudá-lo a continuar a viver bem.
Medicamentos para controlar a pressão alta ou o colesterol alto, condições que podem ter contribuído para o desenvolvimento da demência. Controlar esses aspectos pode ajudar a retardar a progressão.
Se você tem demência vascular, a medicação dada para a doença de Alzheimer não é recomendada. No entanto, você pode receber esse medicamento se tiver um diagnóstico misto de demência vascular e doença de Alzheimer.
A pesquisa mostrou que melhorar seu estilo de vida pode ajudar a retardar a progressão da demência vascular. Existem algumas pequenas mudanças que você pode fazer para reduzir a chance de mais danos aos vasos sanguíneos do cérebro:
Sua equipe de saúde também pode sugerir uma série de atividades sociais para melhorar seu bem-estar e retardar a progressão o máximo possível.
Alguns exemplos incluem:
Última data de revisão: quarta, 11 de dezembro de 2024