Raspar o Cabelo para uma Neurocirurgia. Muitos neurocirurgiões removem o cabelo de seus pacientes antes da cirurgia. Afirmam que essa prática reduz a chance de infecções pós-operatórias e facilita o planejamento, a fixação dos campos cirúrgicos e o fechamento. No entanto, a maioria dos pacientes teme esse procedimento.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a necessidade de raspar o cabelo antes de uma neurocirurgia, quando é necessário e como realizamos esse procedimento.
Nem todo mundo precisa ter o cabelo raspado antes da cirurgia. Depende de onde está o tumor e do tipo de cirurgia que será realizada. Pergunte ao seu cirurgião o que vai acontecer na sua situação.
Se for necessário raspar o cabelo, pode ser preciso raspar somente parte da cabeça ou a cabeça inteira, o que também depende de onde está o tumor e do tipo de cirurgia.
Não raspe sua própria cabeça antes de vir ao hospital para sua cirurgia. Isso pode aumentar o risco de infecção da ferida. Isso geralmente é feito quando você está sob anestesia na sala de cirurgia.
Você não precisará raspar a cabeça se for fazer uma operação para remover um tumor pituitário pelo nariz.
Para tumores no tronco cerebral ou na parte de trás do cérebro (cerebelo), seu cirurgião pode precisar apenas depilar uma pequena área na parte de trás da cabeça.
A craniotomia é o tipo mais comum de neurocirurgia. Geralmente, realizamos uma craniotomia sob anestesia geral. Isso significa que você estará dormindo e não sentirá nada.
Algumas pessoas precisam ficar acordadas (conscientes) durante parte da operação, especialmente quando o neurocirurgião precisa operar alguma região extremamente sensível do cérebro.
Durante uma craniotomia, o neurocirurgião corta uma área de osso do crânio. Isso dá uma abertura para que ele possa operar a região afetada no cérebro.
Depois de terminar a cirurgia, seu cirurgião coloca de volta o retalho ósseo que foi retirado. Ele prende o osso com pequenos suportes e costura a pele sobre ele. Na maioria dos casos, o cabelo vai esconder a cicatriz.
É natural sentir-se ansioso e com medo de fazer uma cirurgia no cérebro.
Fale sobre quaisquer preocupações com sua família e seus amigos se puder. Eles provavelmente estão sentindo e pensando as mesmas coisas que você. Juntos, vocês podem fazer uma lista de perguntas para conversar com seu médico.
Você também pode compartilhar suas preocupações com seus enfermeiros. Eles serão capazes de lhe dizer o que vai acontecer e como isso pode afetá-lo. Algumas pessoas acham que quanto mais sabem sobre sua cirurgia, menos assustadora ela parece.
Sua equipe cirúrgica garantirá que você esteja o mais confortável possível e possa se sentir calmo e seguro.
Pode levar algum tempo para se recuperar de uma neurocirurgia. Cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de tempo para se recuperar.
Você pode ficar no hospital por cerca de 3 a 10 dias após a cirurgia. Quanto tempo você fica no hospital depende de sua operação e de quanto tempo você leva para se recuperar. Assim que for seguro, você poderá ir para casa, onde continuará se recuperando.
O seu médico e a sua equipe cirúrgica podem dar-lhe uma ideia do que esperar da recuperação. Algumas pessoas se recuperam completamente da cirurgia. Outras podem ter algumas dificuldades de longo prazo de acordo com a região que foi operada.
Última data de revisão: quarta, 11 de dezembro de 2024