Compartilhe

Tremor nas Mãos – Nem Sempre é Parkinson – Utiliza-se a denominação tremor para um movimento involuntário e ritmado que pode manifestar-se em diversas partes do corpo humano, como mãos, cabeça, cordas vocais, pernas e tronco. Isso ocorre quando os músculos se contraem e relaxam, de maneira repetitiva.

Tremor nas Mãos – Nem Sempre é Parkinson

Geralmente, quando se fala em tremor, as pessoas automaticamente o associam à Doença de Parkinson; entretanto, existe uma série de outras doenças e condições que podem causar este sintoma. Continue a leitura e aprenda como realizamos o diagnóstico diferencial dos tremores.

Porque Nem Todo Tremor nas Mãos é Parkinson

Em média, o tremor essencial (um dos tipos mais comuns de tremor nas mãos) atinge os pacientes um pouco antes daqueles que portam Parkinson. Na doença de Parkinson, a grande maioria dos pacientes passa a notar os sintomas da doença com 60 ou 70 anos de idade.

No entanto, não há realmente um indicador claro de qual é o diagnóstico com base na idade em que a condição passa a se apresentar. Por exemplo, há um pequeno subconjunto de pacientes que podem ter início precoce da doença de Parkinson. Alguns começando por volta dos 30 anos.

Classificação e Causas do Tremor nas Mãos

Os tremores recebem diversas classificações, de acordo com suas características e causas. A maior parte deles é de natureza fisiológica, enquanto outros são causados por doenças.

Tremor Fisiológico

O tremor fisiológico é o tremor comum, que todos os seres humanos têm em determinado grau, de causa natural. O principal exemplo é o tremor nas mãos estendidas. Este tipo de tremor pode tornar-se mais perceptível de acordo com o grau de estresse das pessoas, consumo de cafeína, medicamentos e drogas recreativas, ou apresentação de determinadas doenças, como o hipertireoidismo.

Tremor Patológico

O tremor patológico é um tipo de tremor anormal, acarretado por alguma doença ou medicamento.

Manifestação do Tremor nas Mãos

Crises de Enxaqueca?
Marque uma Consulta com o Neurocirurgião Agora.

Os tremores geralmente são classificados com base em quando ocorrem; são eles:

Tremor de Repouso

Como o nome já diz, ocorre quando os músculos estão em repouso. Caracteriza-se por um tremor que só é perceptível quando o corpo está relaxado, e desaparece assim que a pessoa inicia uma atividade, movimentando os músculos afetados – por mais que seja uma atividade simples, como beber um copo de água. Geralmente, esses tremores não afetam muito as atividades cotidianas.

O tremor de repouso desenvolve-se quando parte das células nervosas (localizada numa região do cérebro chamada gânglios basais) são afetadas. Isso normalmente advém da Doença de Parkinson, ou de doenças que apresentem os mesmos sintomas. Este tipo de tremor também pode ser acarretado através da utilização de medicamentos que interfiram nessa região do cérebro.

Tremor de Ação

Os tremores de ação ocorrem quando uma parte do corpo é movida voluntariamente pelo tremor. Este tipo de tremor recebe três denominações: tremor de intenção (aquele que ocorre em movimento direcionado a um alvo), tremor cinético (aquele que ocorre no fim de um movimento direcionado a um alvo) e tremor postural (aquele que ocorre ao manter um membro estendido).

Causas do Tremor nas Mãos

Os tremores também podem ser classificados de acordo com suas causas:

Tremor fisiológico (causas naturais);

Tremor essencial
O tremor essencial é advindo de um problema no sistema nervoso, mas os portadores geralmente não possuem sintomas neurológicos. Pode surgir em qualquer idade, mas principalmente nos adultos jovens. Aos poucos, os tremores evidenciam-se, com o passar do tempo e o envelhecimento da pessoa; suas causas não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ataca geralmente famílias.

Os tremores essenciais afetam principalmente as mãos e os braços, mas pode mover-se para outras partes do corpo, como a voz e a cabeça. Podem prejudicar o portador de diversas formas, dificultando o manuseio de utensílios, a escrita, e pode até resultar em incapacidade, com o envelhecimento. Os sintomas são comuns aos da Doença de Parkinson; por conta disso, muitas vezes o diagnóstico é errôneo.

Tremor Cerebelar

O tremor cerebelar advém de lesões prejudiciais à região do cérebro denominada cerebelo.

Tremor Secundário

O tremor secundário é consequência de alguma doença ou uso de algum medicamento.

Tremores nas Mãos Nem Sempre São Indicativos de Doenças

Muitas pessoas associam automaticamente tremor nas mãos a doenças, principalmente à Doença de Parkinson; entretanto, não necessariamente esse é um indicativo de doenças.

Os tremores podem ser apenas respostas do seu corpo a algo, como: uso de drogas, deficiência de vitamina B12, estresse intenso, baixo nível de glicose no sangue, uma tireoide hiperativa ou danos nos nervos.

Se surgirem inícios repentinos de tremores, ou se estes vierem acompanhados de outros sintomas neurológicos, um médico deve ser consultado de imediato. Normalmente, o profissional é capaz de identificar a causa dos tremores baseado em exames físicos e históricos familiares. Existem algumas formas de controlá-los, com o auxílio de medicamentos, ou mesmo cirurgia, em alguns casos.

Como os Tremores são Diagnosticados?

Às vezes, tremores são considerados normais. Quando você está sob muito estresse ou experienciando ansiedade ou medo, podem ocorrer tremores. Uma vez que a sensação diminui, o tremor geralmente para. Os tremores também costumam fazer parte de distúrbios médicos que afetam o cérebro, o sistema nervoso ou os músculos.

Caso você esteja se perguntando quando consultar um médico, a resposta é simples. Você deve consultar seu médico se desenvolver tremores inexplicáveis.

Tremor nas Mãos - Nem Sempre é Parkinson

Para realizar o diagnóstico, durante um exame físico, seu médico observará a área que treme. Os tremores são aparentes após a inspeção visual. No entanto, a causa do tremor não pode ser diagnosticada até que seu médico realize mais testes.

O seu médico pode solicitar que você escreva ou segure um objeto para avaliar a gravidade do seu tremor. O seu médico também pode coletar amostras de sangue e urina para verificar sinais de doença da tireoide ou outras condições médicas.

O médico pode solicitar um exame neurológico. Este exame irá verificar o funcionamento do seu sistema nervoso. Ele medirá seu:

  • Reflexos Tendinosos;
  • Coordenação;
  • Postura;
  • Força Muscular;
  • Tônus ​​Muscular;
  • Capacidade de Sentir o Toque.

Durante o exame, você pode precisar:

  • Tocar seu Dedo no Nariz;
  • Desenhar uma Espiral;
  • Executar outras Tarefas ou Exercícios.

O seu médico também pode solicitar um eletromiograma ou EMG. Este teste mede a atividade muscular involuntária e a resposta muscular à estimulação nervosa.

Como os Tremores são Tratados?

Caso você receba tratamento para a condição subjacente que causa o tremor, esse tratamento poderá ser suficiente para curá-lo. Os tratamentos para tremores incluem:

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que são comumente usados ​​para tratar o próprio tremor. O seu médico pode prescrevê-los para você. Os medicamentos podem incluir:

Betabloqueadores – geralmente usados ​​para tratar pressão alta ou doenças cardíacas. No entanto, eles reduzem tremores em algumas pessoas.

Tranquilizadores, podem aliviar tremores desencadeados pela ansiedade.

Às vezes, medicamentosanti-convulsivos  são prescritos para pessoas que não podem tomar betabloqueadores ou que têm tremores que não são ajudados por betabloqueadores.

Toxina Botulínica

As injeções de toxina botulínica também podem aliviar tremores. Essas injeções químicas são frequentemente administradas a pessoas com tremores que tem seu rosto e cabeça afetados.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer seus músculos e melhorar sua coordenação. O uso de pesos de pulso e dispositivos adaptativos, como utensílios mais pesados, também pode ajudar a aliviar tremores.

Cirurgia de Estimulação Cerebral

A cirurgia de estimulação cerebral pode ser a única opção para aqueles com tremores debilitantes. Durante esta operação, o cirurgião insere uma sonda elétrica na parte do cérebro responsável pelos tremores.

Quando a sonda está no lugar, um fio é alimentado pela sonda para o peito, sob a pele. O cirurgião coloca um pequeno dispositivo no seu peito e prende o fio a ele. Este dispositivo envia pulsos para a sonda para impedir o cérebro de produzir tremores.

Informações Mais sobre o Artigo
  • Artigo Publicado em: 07 de Fevereiro de 2018 e
  • Atualizado em: 18 de Novembro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: domingo, 15 de dezembro de 2024