sintomas da doença de parkinson

Há 200 anos, o médico James Parkinson publicou um artigo em que definiu uma nova doença, nomeando-a “paralisia agitante”. Anos mais tarde, o Dr. Jean Martin Chacot, renomado neurologista francês, continuou os estudos sobre a doença e renomeou-a doença de Parkinson, em homenagem ao seu descobridor.

A doença de Parkinson é caracterizada, principalmente pelo tremor. Mas os outros sintomas podem ser tão ou até mais incapacitantes.

Bradicinesia

Um desses sintomas é a bradicinesia: a lentidão de movimentos. A principal característica deste sintoma é a dificuldade para completar as tarefas diárias, até mesmo as mais simples, como tomar banho ou se alimentar.

O paciente percebe que está levando mais tempo e precisa fazer um esforço muito maior em cada atividade que realiza. Outras “pistas” para a bradicinesia são a diminuição do tamanho das letras ao escrever, andar com passos mais curtos e dificuldade para virar na cama ou levantar-se de uma cadeira.

Alterações Cognitivas

Nas fases mais avançadas, cerca de 20% a 40% dos pacientes podem apresentar alterações cognitivas graves, como demência. Os distúrbios do sono, manifestações típicas nos pacientes com Parkinson, tornam estes sintomas ainda mais severos.

Distúrbios Psiquiátricos

Além da perda de controle dos movimentos corporais, a doença de Parkinson interfere também na forma como a pessoa se sente. Os pacientes com Parkinson tendem a ficar deprimidos, provavelmente, nem pelo fato de terem a doença. O próprio quadro clínico apresenta sintomas de tristeza e angústia.

A depressão costuma aparecer, em diversas fases da evolução da enfermidade, estando muitas vezes associada à ansiedade. Essas manifestações psiquiátricas geralmente são provocadas pelo impacto da incapacidade física e, nos casos mais avançados, pela dificuldade em prever a resposta à medicação.

Este e todos os outros sintomas da doença de Parkinson têm sua origem nas regiões cerebrais que passam a produzir menos quantidade do neurotransmissor dopamina, que em falta, afeta o controle dos movimentos e também o humor do paciente. À medida que se vai perdendo esta substância, começam a surgir os sintomas.

Principais Sintomas da Doença de Parkinson
Média 5 / 6 de Votos

Comente

Agendar
Consulta