Schwannoma Vestibular – Saiba Mais

Schwannoma Vestibular
Compartilhe

Schwannoma vestibular, também chamado de neuroma acústico, é um tipo de tumor cerebral não canceroso (benigno) que começa no nervo que conecta o cérebro ao ouvido.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o Schwannoma Vestibular.

Em que Consiste o Schwannoma Vestibular

Normalmente, os schwannomas vestibulares começam nas células de Schwann (células gordurosas na parte externa dos nervos) na parte externa do nervo vestibulococlear. O nervo vestibulococlear conecta o cérebro ao ouvido. Ele controla a audição e o equilíbrio.

Schwannomas vestibulares são tumores raros. Cerca de 8 em cada 100 tumores cerebrais (cerca de 8%) são schwannomas vestibulares. Seu risco de desenvolver esse tumor aumenta conforme você envelhece. O risco é maior em pessoas com idade entre 65 e 74 anos.

Raramente, schwannomas vestibulares são causados ​​por uma condição genética chamada neurofibromatose. Pessoas com neurofibromatose são frequentemente diagnosticadas em uma idade muito mais jovem. Elas geralmente desenvolvem tumores em ambos os lados do cérebro (bilaterais).

Sintomas

Schwannomas vestibulares não se espalham para outras partes do corpo. Como eles crescem lentamente ao longo de alguns anos, você normalmente não tem sintomas por algum tempo.

Quando os sintomas aparecem, eles podem ser:

  • Perda auditiva que geralmente afeta um ouvido;
  • Zumbidos em 1 ou ambos os ouvidos;
  • Dificuldade em descobrir de onde vêm os sons;
  • Tontura ou vertigem;
  • Dormência do rosto (isso geralmente só acontece em tumores avançados).

Diagnóstico

Crises de Enxaqueca?
Marque uma Consulta com o Neurocirurgião Agora.

Para diagnosticar um schwannoma vestibular, seu médico verifica o tamanho do tumor e sua localização. Isso ajuda a planejar seu tratamento. Os exames que você pode fazer incluem:

  • Testes auditivos;
  • Exame de ressonância magnética;
  • Tomografia computadorizada.

Tratamento

Seu plano de tratamento depende de vários fatores, incluindo:

  • O tamanho do tumor;
  • Os sintomas que você tem;
  • Sua idade;
  • Suas preferências.

Você pode não precisar de tratamento imediatamente e seus médicos monitoram o seu caso. Se necessário, você pode ser encaminhado para cirurgia ou radioterapia.

Monitoramento

Para um schwannoma vestibular muito pequeno, você pode não precisar de tratamento imediatamente. Seu médico pode recomendar monitorar o tumor com exames de ressonância magnética regulares. Isso é chamado de vigilância ativa.

Muitos tumores pequenos não crescem. Se seus sintomas piorarem, pode ser um sinal de que o tumor está crescendo. Você pode precisar de tratamento com cirurgia ou radioterapia.

Você pode fazer uma ressonância magnética a cada 12 meses.

Cirurgia

Um neurocirurgião pode remover todo o tumor ou apenas uma parte. Isso depende de onde o tumor está e do seu tamanho.

Existem diferentes tipos de cirurgia que você pode fazer. Um tipo comum é remover o tumor através de uma incisão no seu crânio. Geralmente é um pequeno corte acima ou atrás da orelha.

Para remover o tumor, pode ser necessário cortar o nervo da audição e do equilíbrio no lado onde o tumor está. Seu neurocirurgião discutirá as opções com você, pois isso pode causar efeitos colaterais após a operação. Os efeitos colaterais podem incluir:

  • Perda auditiva;
  • Infecção das membranas que envolvem o cérebro (meningite);
  • Dores de cabeça;
  • Paralisia facial.

Radioterapia Direcionada

Para tumores pequenos, você pode fazer radioterapia estereotáxica ou radiocirurgia. Ambos os tratamentos direcionam altas doses de radioterapia ao tumor.

Esta abordagem também pode ter efeitos colaterais como perda auditiva e fraqueza facial após o tratamento.

Seguimento

É importante manter consultas regulares com seu médico após o término do tratamento. Seu médico examina você em cada consulta, pergunta como você está se sentindo, se você teve algum sintoma ou efeito colateral e se você está preocupado com alguma coisa.

Testes de audição e ressonância magnética regularmente também são importantes para monitorar sua recuperação. A frequência com que você faz check-ups depende da sua situação individual.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quarta, 22 de janeiro de 2025