Tratamento Cirúrgico de Tumores Cerebrais

Tumores são tecidos de crescimento anômalo. Quando ocorrem no encéfalo são comumente conhecidos como tumores cerebrais. Quando se trata de uma neoplasia (câncer), eles podem ser divididos em malignos e benignos, dependendo do seu comportamento celular. Neste artigo, vamos compreender melhor quando é indicado um Tratamento Cirúrgico de Tumores Cerebrais.

Para definir o melhor tratamento para um tumor, primeiramente é necessário esclarecer qual o tumor. Muitas vezes os exames de imagem não invasivos já dão uma boa noção do que se trata, sendo suficiente para definir a estratégia de tratamento. Porém, em alguns casos, uma biópsia (cirurgia para a retirada de um fragmento) é necessária.

Todo Tumor é de Tratamento Cirúrgico?

Quanto mais se retira de um tumor, mais efetivo é o tratamento complementar (a radioterapia e a quimioterapia). Isso nos leva a pensar que temos que operar todos os tumores, mas a decisão não é tão simples.

Muitos tumores estão localizados em estruturas chamadas de eloquentes (são estruturas que quando lesadas, resultam em sequelas), sendo melhor nesses casos, tentar terapias complementares (radioterapia e quimioterapia) ao invés de deixar o paciente numa condição pior do que ele entrou na cirurgia.

Como Saber se o Tumor Está numa Área Eloquente?

O cérebro possui um mapeamento mais ou menos padrão, então normalmente no exame de imagem mais simples, como tomografia ou ressonância de crânio, o neurocirurgião já tem uma noção se há comprometimento de áreas que não podem ser abordadas por cirurgia.

Existe a Possibilidade de Detectar uma Área Eloquente Durante a Cirurgia?

Existem casos limítrofes, em que não há uma certeza se o tumor encosta ou invade uma área importante nas funções cerebrais. Para evitar que a cirurgia resulte em uma sequela inesperada, durante o procedimento o neurocirurgião faz uso de técnicas de monitorização intraoperatória.

A monitorização intraoperatória é feita através da medida dos sinais emitidos pelo sistema nervoso ou com o paciente executando as tarefas que teoricamente são realizadas pela área abordada (por exemplo: quando a área da fala é abordada, o paciente é acordado durante a cirurgia e é solicitado para que fale).

Como Melhorar a Precisão da Cirurgia?

O tecido cerebral é muito sensível e evita-se ao máximo a sua manipulação. Nos primórdios da neurocirurgia, as lesões encefálicas eram localizadas por pontos de referência, que exigiam maior manipulação encefálica, para checar a posição do alvo, aumentando o risco de sequelas.

Atualmente, existem técnicas de localização que não exigem contato com o tecido cerebral (como neuronavegação e ultrassom intraoperatório), aprimorando o resultado cirúrgico.

Quais as Chances de Cura?

Muitas variáveis influenciam na sobrevida de um paciente. Isso depende do tipo de tumor, da localização, da quantidade retirada na cirurgia, da idade e do estado clínico do paciente ao diagnóstico.

Ou seja, um tumor classificado como benigno, pode não ser curável e um tumor considerado maligno, pode ser curado.

Tratamento Cirúrgico de Tumores Cerebrais com o Dr. Victor Barboza

O Dr. Victor Barboza é um neurocirurgião especialista no tratamento cirúrgico de doenças do sistema nervoso. Sua clínica fica localizada na Alameda dos Nhambiquaras, número 159, no bairro Moema, em São Paulo (SP). A posição privilegiada é ideal para quem deseja obter tratamento e consultas perto do centro.

Ela possui toda a estrutura adequada para receber pacientes com diferentes tipos de tumores. Com equipamentos de ponta e atendimento especializado, ela é ideal para quem busca uma consulta particular (o médico não atende por convênios). Outra vantagem do centro é que ele faz a emissão de recibos para reembolso.

Se você está em busca de tratamento cirúrgico de tumores cerebrais, entre em contato e marque a sua consulta. Você será atendido por profissionais que poderão tirar todas as dúvidas relacionadas aos procedimentos e atendimentos.

Tratamento Cirúrgico de Tumores Cerebrais – Saiba Mais
Média 5 / 28 de Votos

Comente

Agendar
Consulta