Os tumores podem afetar o cérebro destruindo e comprimindo tecidos normais, ou aumentando a pressão intracraniana. Os sintomas de tumor cerebral podem variar dependendo de diversos fatores, incluindo: tipo, tamanho e localização do tumor no cérebro.
Saiba mais sobre alguns dos sintomas comuns que um tumor no cérebro causa, com a leitura deste artigo.
O cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios direito e esquerdo. O cérebro também pode ser dividido em quatro áreas conhecidas como lobos (frontal, temporal, parietal e occipital), além de duas outras áreas importantes chamadas tronco cerebral e cerebelo.
A presença de um tumor cerebral pode causar danos ao tecido cerebral saudável, interrompendo a função adequada dessa área.
Lembre-se de que muitos dos sintomas devido à pressão intracraniana elevada (PIC) podem ser causados por outras condições médicas. Portanto, se você estiver tendo esses sintomas, isso não significa necessariamente que você tem um tumor no cérebro.
Um tumor localizado no lobo frontal pode causar dificuldade com:
Um tumor cerebral localizado no lobo temporal pode causar dificuldade com:
Um tumor cerebral localizado no lobo parietal pode causar dificuldade com:
Um tumor cerebral localizado no lobo occipital pode causar:
Um tumor cerebral localizado no cerebelo pode causar:
Um tumor localizado no tronco cerebral pode causar:
Em alguns casos, um tumor cerebral cresce lentamente e os sintomas se desenvolvem gradualmente. Portanto, pode não estar claro no início, se realmente é um tumor cerebral. Em outros casos, os sintomas aparecem repentinamente.
Muitos sintomas de tumores cerebrais são os mesmos causados por outros fatores. Por este motivo, quaisquer sintomas novos, persistentes ou agravantes devem ser relatados ao médico, para que um diagnóstico adequado seja feito.
Em alguns casos, o melhor tratamento é a observação. Por exemplo, tumores benignos de crescimento lento, pequenos e com poucos sintomas, podem ser observados com exames de ressonância magnética de rotina anualmente, até que o crescimento ou os sintomas necessitem de cirurgia. A observação pode ser a melhor opção para pessoas mais velhas ou com outras condições de saúde.
Última data de revisão: ter�a, 03 de dezembro de 2024