Os Analgésicos Opioides são medicamentos usados para tratar dores fortes. Devido aos problemas que podem acontecer com o uso de opioides, como dependência e efeitos colaterais graves, existe muita dúvida em torno destes medicamentos.
Continue a leitura e saiba mais sobre o uso dos Opioides, suas indicações e cuidados.
O que São Analgésicos Opioides?
Os opioides (às vezes chamados de opiáceos) são medicamentos usados para tratar a dor. Existem muitos tipos diferentes de analgésicos adequados para diferentes tipos de dor. A maioria dos médicos começa prescrevendo um analgésico de menor força, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Se isso não funcionar, dependendo do tipo de dor que você sente, seu médico pode considerar a prescrição de um opioide.
Os opioides atuam ligando-se a receptores no cérebro e na medula espinhal, no intestino e em outras partes do corpo. Isso leva a uma diminuição na maneira como você sente a dor, altera sua reação à dor e aumenta sua tolerância à dor.
Tipos de Opioides
Os opioides geralmente são divididos em dois grupos:
- Opioides fracos – codeína e di-hidrocodeína;
- Opioides fortes – tramadol, metadona, fentanil, morfina e oxicodona.
Mesmo que os opioides fortes sejam classificados juntos, eles também podem diferir muito em força. Os opioides fortes são geralmente prescritos para os tipos de dores mais intensas – por exemplo, se você realizou uma cirurgia ou se feriu em um acidente de carro. Eles também podem ser considerados para a dor em pessoas com câncer.
Efeitos Colaterais
Tal como acontece com todos os medicamentos, os opioides têm vários efeitos colaterais possíveis. Em geral, quanto mais forte o opioide, maior a probabilidade de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns são prisão de ventre, enjoos (náuseas) e sonolência.
- Constipação – quando você inicia o tratamento com um opioide, o seu médico também prescreve um medicamento para prevenir a constipação;
- Náusea – enjoo é um efeito colateral comum quando você começa a tomar um opioide. Geralmente, isso passa após uma semana ou mais, assim que seu corpo se acostuma com esse medicamento. O seu médico irá prescrever um medicamento antiemético se você se sentir enjoado; informe o seu médico se a doença durar mais de uma semana. Mudar para um opioide diferente pode ajudar;
- Sonolência e cansaço – mais uma vez, isso geralmente passa assim que o seu corpo se habitua a esse medicamento. Ingerir álcool enquanto você está em tratamento com um opioide pode aumentar a sonolência, especialmente no início do tratamento ou quando a dose está sendo aumentada.
Crises de Enxaqueca?
Marque uma Consulta com o Neurocirurgião Agora.
A boca seca também pode ser um problema. Algumas pessoas acham que beber muitos líquidos ou mascar chicletes pode ajudar com isso.
Se a dose for muito alta, esses medicamentos podem causar:
- Sonolência excessiva;
- Confusão mental;
- Tontura ou desmaio;
- Alucinações.
É importante informar o seu médico imediatamente se você acha que tem algum desses efeitos colaterais. Pode ser necessário diminuir a dose.
Tolerância, Dependência e Abstinência
O vício e a dependência também são possíveis problemas causados pelos opioides, especialmente com o uso de longo prazo.
- Tolerância: se você toma opioides há muito tempo, eles não funcionam tão bem como no início. Você pode precisar de uma dose mais alta para tratar a sua dor. Isso é chamado de tolerância;
- Dependência: se você gradualmente se tornar mais tolerante ao opioide, poderá se tornar dependente dele. Isso NÃO é o mesmo que vício. Isso significa que se você esquecer uma dose ou interromper o uso do opioide repentinamente, poderá ter sintomas de abstinência. Pode ser necessário continuar a tomar o medicamento para evitar os sintomas de abstinência. A dependência é tratada por uma redução gradual planejada do medicamento. A dose é gradualmente reduzida de modo que o seu corpo possa se habituar a ela, para que não tenha sintomas de abstinência. Isso não significa que você seja viciado em opiáceos;
- Sintomas de abstinência: ocorrem se você desenvolveu uma dependência física de opioides como descrito acima e, em seguida, para de tomá-los repentinamente. Os sintomas de abstinência incluem:
- Sentir-se ansioso ou agitado;
- Não dormir (insônia);
- Suores;
- Dores musculares;
- Sentir-se doente;
- Diarreia;
- Cãibras na barriga;
- Bocejos.
- Vício: esse é um desejo excessivo de opioides. Há uso incontrolável e compulsivo do medicamento. Pessoas que são viciadas ainda têm desejo por opioides, mesmo depois de reduzi-los lentamente para que não sejam mais dependentes. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolverem dependência do que outras e parecem ser particularmente sensíveis aos desejos. É incomum que pessoas que recebem prescrição de opioides para dor se tornem viciadas em opioides.
Duração Normal do Tratamento
Isso depende da causa da dor e do motivo do tratamento. Algumas pessoas tomam esses medicamentos por muitos anos. Mas é importante descontinuar o uso de opioides se eles não forem mais necessários.
Descontinuação do Tratamento
Não pare de tomar opioides repentinamente, porque você pode desenvolver sintomas de abstinência (discutidos acima). Se quiser parar de tomar esses medicamentos, deve discutir o assunto com o seu médico e diminuir a dose lentamente. Muitas pessoas descobrem que depois de algum tempo podem reduzir a dose sem aumentar a dor. O seu médico irá aconselhá-lo.
Mais Informações sobre este assunto na Internet: