Um ataque isquêmico transitório (AIT) ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido por um breve período. Uma pessoa terá sintomas semelhantes a um AVC por até 24 horas. Na maioria dos casos, os sintomas duram de 1 a 2 horas.
Um ataque isquêmico transitório é um sinal de alerta de que um verdadeiro AVC pode acontecer no futuro se algo não for feito para evitá-lo.
Neste artigo, saiba mais sobre o AIT, as suas causas, os sintomas, o diagnóstico e tratamento.
Um AIT é diferente de um acidente vascular cerebral. Após um AIT, o coágulo sanguíneo se rompe rapidamente e se dissolve por conta própria. Um AIT não causa a morte do tecido cerebral.
Os fatores de risco mais importantes são:
As pessoas que têm doenças cardíacas ou fluxo sanguíneo deficiente nas pernas causadas por artérias estreitas também são mais propensas a ter um AIT ou acidente vascular cerebral.
Os sintomas começam de repente, duram pouco tempo (de alguns minutos a 1 a 2 horas) e desaparecem. Eles podem ocorrer novamente em um momento posterior.
Os sintomas do AIT são os mesmos que os sintomas de um acidente vascular cerebral e incluem:
Muitas vezes, os sintomas e sinais de um AIT terão desaparecido no momento em que você chegar ao hospital. Um diagnóstico de AIT pode ser feito com base apenas em seu histórico médico.
O médico fará um exame físico completo para verificar se há problemas no coração e nos vasos sanguíneos. Você também será verificado quanto aos problemas nervosos e musculares.
O médico usará um estetoscópio para ouvir seu coração e as artérias. Um som anormal chamado sopro pode ser ouvido ao ouvir a artéria carótida no pescoço ou outra artéria. Um sopro é causado por fluxo sanguíneo irregular.
Serão feitos testes para descartar um acidente vascular cerebral ou outros distúrbios que possam causar os sintomas:
O seu médico pode fazer outros testes para verificar se há pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e outras causas e fatores de risco para AITs ou acidente vascular cerebral. Você pode fazer um teste de EEG para garantir que seus sintomas não sejam devidos a uma convulsão.
Se você teve um AIT nas últimas 48 horas, provavelmente será internado no hospital para que os médicos possam procurar a causa e monitorá-lo.
Pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e distúrbios do sangue serão tratados conforme necessário. Você será encorajado a fazer mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de outros sintomas. As mudanças incluem parar de fumar, fazer mais exercícios e comer alimentos mais saudáveis.
Você pode receber anticoagulantes orais para reduzir a coagulação do sangue. Aquelas pessoas que tiveram o bloqueio nas artérias do pescoço podem precisar de cirurgia (endarterectomia carotídea). Se você tiver um batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial), será tratado para evitar complicações futuras.
AITs não causam danos duradouros ao cérebro. Mas são um sinal de alerta de que você pode ter um verdadeiro AVC nos próximos dias ou meses.
O AVC pode ocorrer no mesmo dia ou mais tarde. Algumas pessoas têm apenas um AIT e outras têm mais de um AIT.
Você pode reduzir suas chances de um futuro derrame acompanhando e gerenciando seus fatores de risco.
Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024