Como os Exercícios Ajudam no Tratamento do Parkinson

Exercícios Ajudam no Tratamento do Parkinson
Compartilhe

Exercícios Ajudam no Tratamento do Parkinson. Os exercícios podem ser uma parte importante do seu plano para controlar a Doença de Parkinson. Eles fornecem benefícios físicos e mentais para melhorar seu bem-estar geral e qualidade de vida.

Certos tipos de exercícios são úteis para aumentar a força, melhorar o equilíbrio e desenvolver uma postura melhor. Você também pode melhorar sua mobilidade e amplitude de movimento, facilitando o dia a dia.

Continue lendo para saber quais exercícios podem ajudar a controlar os sintomas da Doença de Parkinson e como fazê-los corretamente.

Exercícios Ajudam no Tratamento do Parkinson

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico que causa sintomas como tremores, rigidez e problemas com caminhada, equilíbrio e coordenação. Também pode causar problemas com a fala, depressão, dor e dificuldade para dormir.

A Doença de Parkinson afeta as células da área do mesencéfalo conhecida como substância negra. Essa região cerebral produz dopamina e está relacionada à recompensa e ao movimento. O Parkinson faz com que as células da substância negra morram, o que reduz os níveis de dopamina e causa o aparecimento dos sintomas.

O exercício regular tem um efeito positivo nas pessoas com Doença de Parkinson. Diversos estudos já indicaram que os exercícios reduzem a chance de os neurônios da dopamina serem danificados.

Quais Exercícios Praticar

Existem vários tipos de exercícios que ajudam a controlar a Doença de Parkinson. Você pode criar uma rotina variada com base em suas preocupações específicas, seu nível de condicionamento físico e sua saúde geral.

Crises de Enxaqueca?
Marque uma Consulta com o Neurocirurgião Agora.

Procure fazer pelo menos alguns minutos de movimento por dia, incluindo exercícios que melhoram a saúde cardiovascular, flexibilidade e força.

Existem alguns tipos diferentes de exercícios que podem ser especialmente úteis para pessoas com Parkinson, incluindo:

  • Exercícios de equilíbrio – são aqueles que visam melhorar o equilíbrio e aumentar a força da parte inferior do corpo. Os exercícios de equilíbrio são particularmente importantes para reduzir o risco de quedas, melhorando a maneira como o corpo pode se ajustar e manter a posição;
  • Exercícios de fortalecimento – aumentam a massa muscular, o que melhora a capacidade de realizar muitas atividades diárias, como levantar-se de uma cadeira. Os exercícios de força geralmente se concentram em uma parte do corpo, como braços ou pernas, e devem ser realizados de forma alternada para exercitar todos os principais grupos musculares. Os exercícios de fortalecimento usam pesos ou resistência, e também podem ser chamados de exercícios de resistência;
  • Exercícios cardiovasculares ou atividade aeróbica, aumentam a frequência cardíaca e a respiração por um longo período de tempo. Exemplos de exercícios de resistência são caminhada, corrida, natação e dança;
  • Exercícios de flexibilidade – são aqueles que se concentram no alongamento, na manutenção do movimento e da sua amplitude. Manter a flexibilidade é fundamental para manter a capacidade de realizar atividades diárias, como pegar objetos de uma prateleira e se vestir.

Benefícios

O exercício pode beneficiar as pessoas com Parkinson de duas maneiras:

  • Controle dos sintomas – Em primeiro lugar, o exercício reduz a rigidez e melhora a mobilidade, a postura, o equilíbrio e a marcha. Além de aumentar o fornecimento de oxigênio às células e de neurotransmissores para manter o coração, os pulmões e o sistema nervoso saudáveis, os exercícios também ajudam a reduzir a depressão, o estresse e a ansiedade;
  • Progressão lenta da doença – A mobilidade melhorada diminui o risco de quedas e outras complicações associadas ao Parkinson.

Converse com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios. Ele pode recomendar os melhores exercícios para as suas necessidades e ajudá-lo a encontrar a intensidade, a duração e a frequência certas de suas sessões.

Como sempre, ouça o seu corpo e respeite as mudanças que você experimenta diariamente. Siga em seu próprio ritmo, faça o que achar apropriado e seja leve consigo mesmo.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024