Tipos de Dor de Cabeça. Dores de cabeça são uma queixa médica surpreendentemente comum que quase todos nós experimentamos em um ponto ou outro. Elas podem ser eventos leves, mas alguns indivíduos experimentam extremo desconforto durante um episódio.
Continue a leitura deste artigo para conhecer os diferentes tipos de dores de cabeça e compreender quando é necessário procurar atendimento médico.
Apesar de serem comuns, há uma série de complexidades que diferenciam cada episódio do outro com base no mecanismo de início, na apresentação dos sintomas, localização da dor e no possível manejo da condição.
Abaixo estão os tipos mais comuns de dores de cabeça que as pessoas, geralmente, enfrentam:
As dores de cabeça tensionais afetam aproximadamente 3 em cada 4 pessoas em algum momento de suas vidas e podem ser causadas por vários motivos diferentes. Frequentemente, elas resultam de:
A dor, geralmente, se concentra nas costas e nas laterais do pescoço, bem como na base do pescoço, especialmente quando os músculos do pescoço e dos ombros começam a ter espasmos.
O tratamento é melhor feito com medicamentos anti-inflamatórios de venda livre ou calor na nuca. Essas dores de cabeça, geralmente, não persistem por muito tempo.
As enxaquecas são menos comuns do que as dores de cabeça tensionais, mas são amplamente consideradas muito mais graves em ambos os sintomas e na duração, durando até vários dias de cada vez com pouco ou nenhum alívio. Muitas vezes, podem haver distúrbios visuais junto com dor intensa em um lado da cabeça.
Embora não sejam tão bem compreendidos quanto outros tipos de dores de cabeça, existem vários gatilhos que podem levar a um episódio, como estresse ou falta de refeições.
A gestão é, muitas vezes, abordada com medicação, seja de venda livre ou prescrita, remoção de gatilhos e fuga para um quarto escuro e silencioso.
Dores de cabeça sinusais ocorrem quando a pressão nos seios da cabeça aumenta em conjunto com congestão severa. Frequentemente, isso ocorrerá sazonalmente, pois as alergias são processos em pleno andamento dentro do organismo.
Os pacientes, geralmente, apresentam dor na frente da cabeça, bem como possíveis dores de ouvido. Utilizar medicamentos para alergia para reduzir os sintomas da sinusite pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das dores de cabeça sinusais.
Atividade física intensa, como correr, pular, levantar objetos pesados, pode causar dores de cabeça devido ao esforço.
Frequentemente, esses tipos de dores de cabeça resultam de um acúmulo de pressão que ocorre durante a realização de atividades, causando uma tensão no corpo como um todo, mas especialmente na cabeça.
Elas, geralmente, desaparecem rapidamente e podem ser aliviadas por medicamentos de venda livre.
As cefaleias em salvas são assim denominadas porque tendem a recorrer durante um período de várias semanas. Elas, geralmente, apresentam dor limitada a um lado da cabeça, geralmente ao redor de um olho.
Na maioria dos casos, a medicação precisará ser prescrita para controlar a condição e tornar os sintomas mais suportáveis. Frequentemente, os episódios individuais duram menos de 3 horas.
Se você estiver sentindo dores de cabeça crônicas ou dores de cabeça que não se alinham com nenhum dos tipos de dores de cabeça listados acima, é aconselhável procurar atendimento médico para identificar a origem de sua dor.
Após conhecer os tipos mais comuns de dores de cabeça que os indivíduos enfrentam, também é importante afirmar que deve-se sempre procurar atendimento médico após qualquer tipo de trauma que afete a cabeça, o pescoço ou a coluna que cause dor intensa ou deficiência neurológica.
Isso pode ser indicativo de um problema muito mais grave do que uma dor de cabeça típica e pode ser fatal se não for tratado rapidamente.
Última data de revisão: quinta, 21 de novembro de 2024