Neuralgia Occipital – Causas, Sintomas e Tratamento

Neuralgia Occipital

A neuralgia occipital é uma condição na qual os nervos occipitais, os nervos que percorrem o couro cabeludo, estão feridos ou inflamados. Isso causa dores de cabeça que parecem fortes dores penetrantes, latejantes ou em choque na parte superior do pescoço, na parte de trás da cabeça ou atrás das orelhas.

Continue a leitura deste artigo para conhecer as causas, os sintomas e as formas de tratamento da neuralgia occipital.

Causas da Neuralgia Occipital

A causa mais comum de neuralgia occipital são nervos comprimidos ou rigidez muscular. Você também pode desenvolver neuralgia occipital após uma lesão na cabeça ou no pescoço.

Embora qualquer um dos seguintes fatores possa ser causa de neuralgia occipital, muitos casos podem ser atribuídos à tensão crônica no pescoço ou origens desconhecidas:

  • Osteoartrite da coluna cervical superior;
  • Trauma nos nervos occipitais;
  • Compressão dos nervos occipitais ou das raízes nervosas C2 e/ou C3 por alterações degenerativas da coluna cervical;
  • Doença do disco cervical;
  • Tumores que afetam as raízes nervosas C2 e C3;
  • Gota;
  • Diabetes;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos;
  • Infecção.

Sintomas

Os sintomas da neuralgia occipital incluem dor contínua, queimação e latejamento, com choque intermitente ou dor aguda que, geralmente, começa na base da cabeça e vai para o couro cabeludo em um ou ambos os lados da cabeça. Os pacientes, muitas vezes, têm dor atrás do olho do lado afetado da cabeça.

Além disso, um movimento tão leve quanto escovar o cabelo pode desencadear dor. A dor é frequentemente descrita como semelhante à enxaqueca e alguns pacientes também podem apresentar sintomas comuns a enxaquecas e dores de cabeça em salvas.

A dor da neuralgia occipital pode durar apenas alguns segundos ou pode afetá-lo por horas. Para a maioria das pessoas, os sintomas diminuem com tratamentos não invasivos. Normalmente, a dor desaparece quando o dano do nervo cicatriza ou diminui.

Quando Procurar Atendimento Médico

Diga Adeus às Dores.
Reserve agora sua Consulta.

A neuralgia occipital pode ser muito difícil de diagnosticar por causa de suas semelhanças com enxaquecas e outras dores de cabeça.

Portanto, é importante procurar atendimento médico quando começar a sentir uma dor aguda e incomum no pescoço ou no couro cabeludo, e a dor não for acompanhada de náusea ou sensibilidade à luz.

Tratamento

O tratamento da neuralgia occipital visa aliviar a dor; no entanto, não é uma cura. As intervenções podem ser cirúrgicas ou não cirúrgicas.

Tratamentos não Cirúrgicos

O tratamento não cirúrgico pode incluir:

  • Calor: os pacientes, geralmente, sentem alívio quando almofadas ou dispositivos de aquecimento são colocados no local da dor. Essas almofadas de aquecimento podem ser compradas sem receita ou on-line;
  • Fisioterapia ou massagem terapêutica;
  • Medicação oral:
  • Bloqueios nervosos percutâneos: essas injeções podem ser usadas tanto para diagnosticar quanto para tratar a neuralgia occipital;
  • Injeções de toxina botulínica (Botox): as injeções de Botox podem ser usadas para diminuir a inflamação do nervo.

Se sua dor for de leve a moderada, você pode se sentir melhor após uma ou duas semanas de uso de tratamentos, como medicamentos, terapia e bloqueios nervosos. Se a sua dor for mais intensa, pode levar de quatro a seis semanas até que você perceba uma melhora.

Cirurgia

Se seus sintomas não melhorarem depois de tentar tratamentos não cirúrgicos, seu médico pode recomendar a cirurgia. O tratamento cirúrgico para neuralgia occipital inclui:

  • Estimulação do nervo occipital: esse tratamento cirúrgico envolve a colocação de eletrodos sob a pele perto dos nervos occipitais. O procedimento funciona da mesma forma que a estimulação da medula espinhal e usa o mesmo dispositivo. O procedimento é minimamente invasivo e os nervos e estruturas circundantes não são danificados pela estimulação. É uma indicação off-label para um dispositivo aprovado pela FDA;
  • Estimulação da medula espinhal: este tratamento cirúrgico envolve a colocação de eletrodos estimulantes entre a medula espinhal e as vértebras. O dispositivo produz impulsos elétricos para bloquear as mensagens de dor da medula espinhal para o cérebro.

Os pacientes são encorajados a fazer um acompanhamento regular com seu médico para manter seu tratamento. Os cirurgiões gostam que os pacientes retornem à clínica a cada poucos meses no ano seguinte à cirurgia. Nessas visitas, eles podem ajustar as configurações de estimulação e avaliar a recuperação da cirurgia.

O acompanhamento com um médico garante que o paciente está recebendo cuidados corretos e eficazes. Os pacientes submetidos à estimulação do nervo occipital serão acompanhados para ajustar as configurações e os parâmetros do dispositivo conforme necessário.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 02 de maio de 2024