A foraminotomia é uma cirurgia que alarga a abertura na coluna vertebral onde as raízes nervosas saem do canal espinhal. Geralmente, é realizada para corrigir um estreitamento da abertura do nervo (estenose foraminal).
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre a cirurgia de foraminotomia e conhecer os cuidados pré e pós-operatórios.
Um feixe de nervos (raiz nervosa) sai da medula espinhal através de aberturas na coluna vertebral. Essas aberturas são chamadas de forame neural. Quando as aberturas da raiz nervosa se tornam estreitas, isso pode exercer pressão sobre o nervo. Essa condição é chamada de estenose espinhal foraminal.
A foraminotomia retira a pressão do nervo que sai da coluna vertebral para reduzir a dor devido a compressão nervosa que não melhorou com o tratamento conservador. A foraminotomia pode ser realizada em qualquer nível da coluna vertebral.
Essa cirurgia pode ser considerada se você tiver sintomas graves que interfiram em sua vida diária. Por exemplo:
Os riscos da anestesia e da cirurgia em geral são:
Os riscos da foraminotomia são:
Informe ao seu médico quais medicamentos você está tomando. Isso inclui medicamentos, suplementos ou ervas que você comprou sem receita médica.
Nos dias anteriores à cirurgia:
No dia da cirurgia:
Você, provavelmente, usará um colar de pescoço macio se a cirurgia foi em seu pescoço ou uma cinta lombar se a cirurgia for na região lombar. A maioria das pessoas consegue sair da cama e sentar dentro de 2 horas após a cirurgia. Você precisará mover o pescoço com cuidado.
Você deve ser capaz de deixar o hospital no dia seguinte à cirurgia. Em casa, siga as instruções sobre como cuidar da ferida e das costas.
Você, provavelmente, poderá voltar a dirigir dentro de uma semana ou duas, e retomar o trabalho, de forma leve, após 4 semanas.
A foraminotomia para estenose foraminal espinhal, geralmente, proporciona alívio total ou parcial dos sintomas.
Você pode ter mais chances de problemas futuros se precisar de mais de um tipo de procedimento além da foraminotomia (laminotomia, laminectomia ou fusão espinhal).
Última data de revisão: sexta, 13 de dezembro de 2024