Compressão Medular. A medula espinhal é protegida pela coluna vertebral, uma estrutura formada por vértebras e por discos cartilaginosos. No entanto, certas condições podem exercer pressão sobre a medula espinhal, comprimindo-a e alterando suas funções normais. Neste caso, dizemos que ocorreu uma compressão medular.
Com a leitura deste artigo, saiba mais sobre as causas, os sintomas e os tratamentos da Compressão da Medula espinhal.
Sua coluna vertebral é cercada por nervos que derivam da medula espinhal. Quando esses nervos são danificados ou comprimidos, você pode sentir dor, fraqueza ou dormência. Essa dor pode se desenvolver em qualquer lugar ao longo da coluna, do pescoço à parte inferior das costas.
A medula espinhal pode ser comprimida por: ossos, hematomas, inflamações e acúmulo de pus, tumores benignos ou malignos, ou mesmo, por uma ruptura de um disco intervertebral, o que chamamos de hérnia de disco.
Também pode ocorrer compressão das raízes nervosas que saem da medula espinhal e passam pelos espaços entre as vértebras.
Esta compressão pode ocorrer repentinamente, tendo uma origem traumática, ou de forma lenta e gradual, causando sintomas que pioram com o tempo.
A compressão da medula espinhal surge, mais comumente, como resultado do envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossos ossos se tornam mais frágeis e quebradiços, sobrecarregando os nervos ao redor. Outras causas de compressão da medula espinhal incluem:
Dependendo da causa, a compressão da medula espinhal pode aparecer repentinamente ou piorar gradualmente com o tempo.
Os sintomas de compressão da medula espinhal dependem da localização da compressão (pescoço, parte superior ou inferior das costas, etc.) e da causa da compressão.
O mais comum é o aparecimento de sintomas, como:
Caso a compressão tenha atingido alguma raiz nervosa, pode irradiar para outras regiões.
Quando a compressão é leve, pode ocasionar apenas a interrupção em alguns impulsos nervosos na própria medula espinhal, com sintomas de: dor nas costas, fraqueza muscular, formigamento ou alterações na sensibilidade.
Nos casos em que a compressão torna-se mais intensa, os sintomas agravam-se, bloqueando a maioria dos impulsos nervosos e causando: dormência e fraqueza muscular grave, perda do controle da bexiga e do intestino, ou mesmo, paralisia e completa perda de sensação, isso, se todos os impulsos nervosos forem bloqueados pela compressão.
Se você está sentindo dor no pescoço ou nas costas, tem uma condição que pode enfraquecer os ossos ou se sofreu, recentemente, uma lesão nas costas, converse com seu médico sobre a possibilidade de estar sofrendo de compressão da medula espinhal.
Quando os sintomas de um paciente sugerem um caso de compressão medular, o atendimento médico imediato é fundamental, pois o rápido diagnóstico ajuda a iniciar o tratamento mais rapidamente, no sentido de diminuir os sintomas e de reverter a perda da função.
Durante o exame físico, o médico pode determinar a região medular afetada de acordo com os sintomas que o paciente apresenta, incluindo a localização da dor, a sensibilidade ao longo da coluna vertebral ou quais regiões encontram-se enfraquecidas.
Contudo, é extremamente importante a rápida realização de uma tomografia computadorizada ou de uma ressonância magnética, exames que colocam em evidência a localização da compressão e indicam a sua causa.
O exame de mielografia, realizado com a injeção de contraste e posterior estudo radiológico, também pode determinar onde encontra-se a região comprimida.
Radiografias podem ser úteis quando os médicos precisam avaliar o problema rapidamente e identificar possíveis fraturas ou deslocamentos que causaram a lesão.
Existem diversas abordagens terapêuticas para a compressão medular, de acordo com a sua causa. O mais importante no tratamento desta patologia é agir rapidamente, para que a perda da função seja recuperada em sua totalidade.
Nos casos de inflamações ou de infecções, o neurocirurgião remove, cirurgicamente, o acúmulo de líquidos o mais rápido possível e administra antibióticos, se for necessário. Em casos de hematoma, o sangue acumulado também é drenado imediatamente em uma cirurgia.
Em situações de inchaços na medula espinhal ou em torno dela, devido à tumores ou à lesões, é realizada terapia intravenosa com corticosteroides, como dexametasona ou metilprednisolona. Esses medicamentos podem aliviar o inchaço, facilitando a remoção dos tumores cirurgicamente ou por radioterapia.
Para definir o tratamento adequado, o médico analisa a gravidade dos sintomas neurológicos e o estado clínico do paciente, de maneira individualizada.
Embora a compressão da medula espinhal nem sempre seja evitada, existem certas medidas que você pode tomar para fortalecer os ossos e os músculos das costas e proteger os nervos:
Referência: Johns Hopkins Medicine
Artigo Publicado em: 20 de agosto de 2018 e Atualizado em: 04 de setembro de 2020
Última data de revisão: ter�a, 03 de dezembro de 2024