A Clipagem de Aneurisma é uma cirurgia realizada para tratar um aneurisma – uma protuberância na parede da artéria. O objetivo do procedimento é isolar um aneurisma da circulação normal, sem bloquear pequenas artérias próximas, colocando um pequeno clipe na base do aneurisma para conter ou para impedir o sangramento.

Neste artigo, aprenda sobre a cirurgia de clipagem de aneurisma, suas indicações e procedimentos.

Em que Consiste a Clipagem de Aneurisma

  • Sob anestesia geral, é feita uma abertura no crânio, chamada craniotomia;
  • O cérebro é suavemente retraído para localizar o aneurisma;
  • Um pequeno clipe é colocado na base do aneurisma para impedir a entrada do fluxo sanguíneo normal.

O clipe funciona como um minúsculo prendedor em forma de molas, no qual as lâminas permanecem bem fechadas até que seja aplicada pressão para abri-las. Os clipes são feitos de titânio e permanecem na artéria permanentemente.

Indicações

A escolha do tratamento do aneurisma deve ser ponderada em relação ao risco de ruptura e à saúde geral do paciente. Como a clipagem envolve o uso de anestesia e a entrada cirúrgica através do crânio, pacientes com problemas de saúde podem ser tratados com outras abordagens terapêuticas.

A decisão do tratamento depende, em grande parte, do tamanho, da localização e da geometria da base do aneurisma.

A clipagem provou sua eficácia a longo prazo por várias décadas. No entanto, a melhor opção de tratamento permanece altamente individualizada. Discuta com seu médico a técnica mais apropriada para seu caso específico.

Como Preparar-se Para o Procedimento

A preparação antes da cirurgia difere se você for levado à sala de emergência com um aneurisma rompido ou se for um procedimento programado juntamente com seu médico.

Tratamento para Epilepsia.
Agendar Consulta Hoje!

Um aneurisma rompido pode ser fatal – você pode ser levado imediatamente para a sala de cirurgia depois que os médicos localizarem o aneurisma e sua pressão arterial estiver estabilizada.

Se você tiver um aneurisma sem ruptura, será agendado para exames pré-cirúrgicos vários dias antes da cirurgia. No consultório médico, seu cirurgião irá conhecer seu histórico médico e fornecer as informações pré-operatórias.

Cuidados Após a Cirurgia

Após a cirurgia, você será levado à sala de recuperação, onde os sinais vitais serão monitorados. Ao acordar da anestesia, você será transferido para a Unidade de Terapia Intensiva para observação e monitoramento. Medicação para dor será administrada conforme necessário.

Após 24h a 48 horas, os pacientes são transferidos para o quarto. O monitoramento continuará à medida que você aumentar seu nível de atividade. Em alguns dias, você será liberado do hospital e receberá instruções de alta.

Pacientes com aneurisma rompido permanecem na UTI por 14 a 21 dias e são monitorados quanto a sinais de vasoespasmo (um estreitamento de uma artéria que pode ocorrer de 3 a 14 dias após uma hemorragia cerebral). Os sinais de vasoespasmo incluem fraqueza nos braços ou nas pernas, confusão, sonolência ou inquietação.

Existem Riscos?

Nenhuma cirurgia está livre de risco. As complicações gerais relacionadas à cirurgia cerebral incluem:

  • Infecção;
  • Reações alérgicas à anestesia;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Convulsão;
  • Inchaço do cérebro.

As complicações especificamente relacionadas à clipagem do aneurisma incluem:

  • Vasoespasmo;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Convulsão;
  • Sangramento;
  • Clipe imperfeitamente colocado, que pode não bloquear completamente o aneurisma ou bloquear uma artéria normal.

Vários estudos sugerem que perda de memória e incapacidade cognitiva podem ser comuns após a craniotomia para o corte do aneurisma, principalmente em pacientes acima de 50 anos.

Recuperação

Pacientes com aneurisma podem sofrer déficits de curto e/ou longo prazo como resultado de uma ruptura ou de tratamento. Alguns desses déficits podem desaparecer ao longo do tempo com a terapia. Para aneurismas rompidos, o processo de recuperação pode levar meses ou anos para recuperar a função.

Hoje, a maioria dos clipes de aneurisma é feita de titânio e não é detectada por portões de segurança. No entanto, é muito importante saber se o seu clipe é compatível com ressonância magnética antes de realizar o exame.

Referência: UpToDate

Artigo Publicado em: 30 de julho de 2018 e Atualizado em 07 de agosto de 2020

Compartilhe

3 Comentários

  1. Boa tarde, minha mãe fez cirurgia de clipagem. Quanto tempo demora a recuperação? Fazem quase 4 meses. Ela fala muito das coisas do passado. Ela teve uma isquemia pós cirurgia, ainda no hospital, ficou com um lado paralisado mas logo voltou, ela caminha e fala e faz tudo sozinha, só a cabeça que tá no passado ainda.

  2. Ivanilda de oliveira arruda disse:

    boa tade ,Meu marido fez uma cirurgia de aneurisma a quase um ano,e até hoje não se recuperou, as memórias recentes são apagadas todos os dias, quanto tempo ainda ele vai ficar assim? obrigada boa tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 25 de abril de 2024