Se você tem enxaqueca, pode estar preocupado com o risco de AVC, já que a enxaqueca torna mais provável que você tenha um AVC.
A enxaqueca por si só não causa acidente vascular cerebral. No entanto, para algumas pessoas, a enxaqueca pode aumentar o risco.
Continue a leitura para compreender as características que estão presentes tanto na enxaqueca quanto no AVC.
O AVC é uma condição médica séria. Acontece quando o suprimento de sangue para parte do cérebro é interrompido e as células cerebrais morrem. Existem duas principais formas de AVC:
Há também outra condição conhecida como ataque isquêmico transitório (AIT), em que o suprimento de sangue para o cérebro é temporariamente interrompido. Também pode ser chamado de ‘mini-derrame’ e pode durar alguns minutos ou durar até 24 horas. Alguns tipos de crise de enxaqueca podem ser confundidos com um AIT.
Há um risco ligeiramente aumentado de acidente vascular cerebral isquêmico em pessoas que apresentam enxaqueca com aura, especialmente em mulheres com:
Em idosos com enxaqueca, as evidências não mostram que a enxaqueca seja um fator de risco para AVC. As exceções são se os idosos são fumantes ou se a enxaqueca começou mais tarde na vida.
Para o AVC hemorrágico, a relação com a enxaqueca não é clara.
As pessoas com enxaqueca são (geralmente) mais jovens e esse grupo tende a ter um menor risco de acidente vascular cerebral. Se você for mais jovem, seu risco de AVC é menor, mesmo se você tiver enxaqueca. Conforme você envelhece, seu risco de AVC aumenta devido à sua idade e a uma série de outros fatores, como pressão alta, e a enxaqueca é considerada um fator de risco insignificante.
Existem algumas práticas que podem ajudar a gerenciar os fatores de risco para AVC. Gerenciar quaisquer fatores de risco vascular, como pressão alta e colesterol alto, pode ajudar. Assim como o gerenciamento de quaisquer outras condições que possam aumentar seu risco, como hipertensão arterial ou diabetes.
Existem certos fatores de risco para AVC que podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Esses incluem:
É provável que esses fatores tenham mais impacto no risco de AVC do que a enxaqueca. Se estiver preocupado com o risco de AVC, é importante falar com o seu médico sobre o seu risco individual de AVC.
Mulheres com enxaqueca com aura devem discutir cuidadosamente as opções de contraceptivos orais com seu médico. Para a maioria das mulheres, os contraceptivos orais modernos são seguros e altamente eficazes. Existem alguns grupos de mulheres, entretanto, que podem estar em maior risco de acidente vascular cerebral ao utilizar contraceptivos orais, incluindo:
Você pode estar preocupado que uma crise de enxaqueca seja, na verdade, um sintoma de AVC. Ou que você corre mais risco de sofrer um AVC durante uma crise de enxaqueca.
Em algumas pessoas, a enxaqueca e um acidente vascular cerebral isquêmico ocorrem juntos, mas não está claro porque isso acontece. Quando isso acontece, é considerado raro e, geralmente, é diagnosticado descartando outras condições que também apresentam o mesmo conjunto de sintomas.
É possível ter uma dor de cabeça durante um AVC com características parecidas com as da enxaqueca. Também é possível que as pessoas tenham um AVC que é confundido com um ataque de enxaqueca.
Às vezes, os sintomas da enxaqueca podem ser confundidos com um AVC ou vice-versa. Pode ser difícil dizer a diferença entre enxaqueca e acidente vascular cerebral, especialmente um AIT, pois os sintomas podem ser semelhantes. Na enxaqueca com aura, as pessoas podem experimentar:
Os sintomas da enxaqueca hemiplégica, fraqueza temporária em um lado do corpo, muitas vezes, podem ser confundidos com um acidente vascular cerebral ou AIT. Os sintomas de enxaqueca com aura do tronco cerebral, como formigamento nas mãos e nos pés, tontura, problemas de fala e distúrbios visuais em ambos os olhos, também podem ser confundidos com AVC ou AIT.
Geralmente, a enxaqueca tende a surgir gradualmente e apresentar sintomas adicionais, como flashes na visão ou formigamento. AVC ou AIT tendem a surgir repentinamente e apresentam sintomas relacionados a perda, como perda de visão em um olho ou perda de sensibilidade em uma das mãos.
Se você não tiver certeza se está tendo um AVC, ataque isquêmico transitório ou ataque de enxaqueca, procure ajuda médica o mais rápido possível. Se for um AVC ou AIT, é importante ser diagnosticado e tratado o mais rápido possível. Se seus sintomas mudaram ou você está experimentando aura pela primeira vez na vida, também é muito importante ser examinado por um médico.
Última data de revisão: s�bado, 14 de dezembro de 2024