Uma das primeiras coisas que a maioria de nós está inclinada a fazer quando tem uma dor nas costas é descansar. Embora o Repouso para Dor na Coluna seja necessário para permitir a recuperação, também pode ter efeitos indesejáveis que podem prolongar essa fase.
O descanso ativo é o caminho a seguir, com muitos estudos confirmando os benefícios de permanecer ativo enquanto você tem dor nas costas. Continue a leitura e compreenda o motivo para esses benefícios.
Na maioria das vezes, a dor nas costas está relacionada a uma tensão nos músculos, ligamentos ou nas articulações das costas que, embora seja muito dolorosa, não é muito grave.
Prescrever repouso no leito para uma dessas lesões costumava ser uma prática comum, mas pesquisas apontaram que os músculos começam a perder sua força e flexibilidade em poucos dias quando não são usados, levando a mais dor e potencial para ferir novamente o tecido.
Você pode perder até 20%-30% da força muscular por semana com períodos de imobilidade prolongada, dificultando o retorno às atividades diárias, uma vez que a dor se acalme, devido à fraqueza e rigidez do corpo.
O termo descanso ativo refere-se a quando você evita atividades agravantes para a dor nas costas, como levantamento de peso, corrida, etc., mas continua se movendo tanto quanto tolera. Isso pode ser feito em conjunto com alongamentos e exercícios apropriados para manter os músculos fortes e flexíveis.
Recomenda-se que, se você puder encontrar posições confortáveis e sem dor, e continuar se movendo, não será necessário nenhum repouso na cama. Se a dor for muito intensa para isso, não é aconselhável mais do que 1-2 dias de descanso.
As formas sugeridas de exercício são hidroginástica, caminhada e pilates, entre outras, mas em caso de dúvida, fale com seu médico ou fisioterapeuta sobre qual pode ser melhor para você.
Existem outras práticas que podem ajudar no processo de cicatrização, como aplicação de compressas com gelo ou calor, medicamentos, massagens e mobilizações articulares. Se esse for um problema recorrente, talvez seja melhor determinar a causa subjacente e impedir que isso aconteça novamente.
Quase todas as condições de dor nas costas se beneficiarão do repouso ativo quando comparadas ao repouso no leito, embora existam algumas exceções que precisariam de tratamento médico adicional:
Algumas diretrizes o ajudarão a usar o repouso na cama adequadamente e a se recuperar da dor nas costas mais rapidamente:
Seguir essas diretrizes de reabilitação pode ajudá-lo a se recuperar da dor nas costas mais rapidamente e com menor risco de dor recorrente. Se a sua dor nas costas não melhorar ou se tiver outros sintomas que o preocupam, é importante que um médico especialista em dor avalie a sua condição para desenvolver um programa de reabilitação seguro e adequado às suas necessidades.
Última data de revisão: quinta, 12 de dezembro de 2024