A fisioterapia oncológica exerce um papel fundamental no tratamento e na manutenção da qualidade de vida de pacientes com dor pós-câncer, sobretudo quando aliada ao tratamento farmacológico.
Os benefícios das técnicas fisioterapêuticas no tratamento da dor pós-câncer têm ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento dos especialistas, proporcionando, assim, uma grande melhora no bem-estar do paciente durante o tratamento do câncer e o processo de reabilitação.
Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre os benefícios da Fisioterapia Oncológica no Tratamento da Dor Pós-Câncer.
A fisioterapia oncológica atua na preservação, no desenvolvimento e na restauração da integridade dos órgãos e sistemas corporais do paciente que enfrentou o câncer, além de tratar e minimizar transtornos e sequelas provenientes do tratamento oncológico. Seu principal objetivo é mostrar ao indivíduo a necessidade de retomar suas atividades cotidianas e sua vida, oferecendo-lhe recursos para isso.
As técnicas fisioterápicas estão presentes no pré e no pós-operatório, bem como nos tratamentos de radioterapia e quimioterapia do paciente. Sabe-se que todos estes procedimentos acarretam algumas limitações físicas, funcionais e emocionais ao indivíduo, incluindo a dor pós-câncer.
Por isso, o papel da fisioterapia oncológica é orientar o paciente em relação aos exercícios que devem ser realizados e os cuidados que devem ser tomados com o membro afetado, visando obter a reabilitação.
O tratamento do câncer deixa de ser somente a busca pelo controle e pela cura da doença: a fisioterapia trabalha em prol da elevação do bem-estar e da qualidade de vida do paciente, desde o diagnóstico até o fim do tratamento, reabilitando, condicionando e adaptando o indivíduo à sua nova realidade.
A reabilitação vai além do tratamento clínico do câncer, englobando a reabilitação global, que inclui os aspectos sociais, psicológicos, físicos e profissionais. A fisioterapia oncológica no tratamento da dor pós-câncer tem se tornado cada vez mais imprescindível na fase de reabilitação do paciente.
A fisioterapia oncológica é indicada para todos os pacientes diagnosticados com câncer, independentemente de gênero, faixa etária ou tipo de câncer, uma vez que todos os tratamentos oncológicos podem gerar limitações ou sequelas emocionais, funcionais e físicas ao paciente, incluindo a dor.
A técnica proporciona uma melhor qualidade de vida ao paciente, além de reintegrá-lo socialmente e permitir que retome suas atividades diárias.
Estas são apenas algumas das questões que a fisioterapia pode ajudar:
Os fisioterapeutas desempenham um importante papel educacional durante e após os tratamentos de câncer, e ajudam a promover uma abordagem proativa para os pacientes.
A dor pós-câncer é um sintoma muito comum entre as pessoas que enfrentam a doença e caracteriza-se por uma dor com surgimento e progressão lentos, acompanhados de lesões teciduais e persistentes. Pesquisas indicam que cerca de 90% dos pacientes britânicos relatam dor neuropática periférica de grande intensidade induzida pela quimioterapia.
A dor pós-câncer pode ter relação tanto com a doença quanto com seu tratamento e sua prevalência impacta negativamente na qualidade de vida do paciente.
A boa notícia é que existem vertentes de tratamento para o sintoma, incluindo a fisioterapia oncológica aliada ao tratamento medicamentoso.
Existem diversas estratégias de tratamento para controle da dor pós-câncer e a indicação varia de acordo com a classificação e origem da mesma.
A dor de leve a moderada é tratada com analgésicos, enquanto a de moderada a grave é tratada com opióides. A fisioterapia oncológica garante eficácia no controle da dor pós-câncer quando aliada aos tratamentos medicamentosos citados.
Se você sofre de sintomas dolorosos pós-câncer, marque uma consulta com um especialista em dor e dê início ao tratamento adequado. Uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, neurocirurgião, fisioterapeuta e outros profissionais poderá lhe ajudar.
Artigo Publicado em: 13 de junho de 2018 e Atualizado em: 27 de maio de 2022
Última data de revisão: domingo, 15 de dezembro de 2024