Tratamento de Aneurismas Cerebrais

Aneurismas são irregularidades nas paredes dos vasos sanguíneos, que os tornam frágeis e predispõe a rupturas e sangramentos. Quando são localizados nas artérias que irrigam o cérebro, são chamados de aneurismas cerebrais. Neste artigo, vamos conhecer melhor este problema e como é realizado o como é realizado o Tratamento de Aneurismas Cerebrais.

Essas lesões, que afetam entre 3% e 5% da população, são silenciosas, ou seja, na maioria dos casos não dão sinais até que haja a ruptura com sangramento, ou a compressão de estruturas cerebrais, o que torna o quadro grave.

Existem alguns fatores de risco para o surgimento de aneurismas cerebrais, sendo alguns reversíveis e outros não. Os reversíveis principais são a hipertensão arterial sistêmica, a chamada pressão alta, e o tabagismo. Já os irreversíveis são os fatores genéticos.

O ideal seria evitar o surgimento deles, combatendo os fatores predisponentes reversíveis. Porém, depois que já se formaram, o foco é evitar a sua ruptura, já que quando eles se rompem, resultam num sangramento conhecido com hemorragia subaracnoidea, que apresenta uma taxa de mortalidade de 50%.

Diagnóstico dos Aneurismas Cerebrais

O diagnóstico é feito com exames que visualizam os vasos cerebrais, como angiorressonância, angiotomografia e angiografia.

Dependendo da forma e da localização do aneurisma cerebral, ele pode ser tratado de 2 maneiras:

  • Via endocascular: por um cateter, que é introduzido nos vasos da coxa, o aneurisma é obstruído, sem a necessidade de abertura do crânio (cirurgia aberta);
  • Via craniotomia: é a cirurgia aberta, que por uma incisão no escalpo, é realizada a abertura do crânio e clipagem do aneurisma (com um clipe de titânio ou cobalto, é ocluído o aneurisma).

Os dois tratamentos possuem resultados muito semelhantes, sendo que ambos possuem melhores resultados quando realizados antes da ruptura do aneurisma.

Após a ruptura do aneurisma, diversas outras complicações podem ocorrer, com acúmulo de líquido no cérebro (hidrocefalia), epilepsias e outras sequelas. Por isso, a importância do tratamento precoce.

A Importância do Tratamento de Aneurismas Cerebrais com Neurocirurgião

O Tratamento Cirúrgico de Aneurismas pode resultar numa série de complicações, grande parte delas necessitando de abordagens neurocirúrgicas para o seu tratamento, com no caso das hidrocefalias, que necessitam de drenagem do líquido acumulado. Caso o paciente já esteja sendo acompanhado por um neurocirurgião, as complicações são tratadas de forma mais ágil.

Além disso, por já estar familiarizado com as dificuldades de uma cirurgia aberta do crânio, o neurocirurgião tem mais experiência na hora de decidir por qual via será realizado o tratamento (endovascular ou cirurgia aberta).

Tratamento de Aneurismas Cerebrais com o Dr. Victor Barboza

Localizada na Alameda dos Nhambiquaras, número 159, no bairro Moema, em São Paulo (SP), a clínica do neurocirurgião Dr. Victor Barboza possui a melhor estrutura para atender pacientes que precisem de um Tratamento Cirúrgico de Aneurismas Cerebrais.

Além da sua localização privilegiada, ela atende de forma particular, oferecendo mais conforto e comodidade para o paciente, bem como a emissão de recibo para reembolso. O local também é todo preparado para que o paciente se sinta seguro, tendo como diferenciais os seguintes aspectos:

  •         Sala de espera confortável: Ideal tanto para os pacientes que precisam aguardar a consulta, como, também, para os acompanhantes que precisam esperar;
  •         Acesso com rampa para cadeirantes: Outra vantagem da clínica é a sua acessibilidade. Com rampa de acesso para cadeirantes, ela oferece todo a comodidade para que eles possam ir até o local e se consultar sem a dependência de terceiros;
  •         Equipamentos de ponta: Todas as máquinas cirúrgicas e de diagnóstico são de ponta e usam as últimas tecnologias da medicina, oferecendo, assim, mais precisão na hora das avaliações e cirurgias, garantido tratamentos e diagnósticos de qualidade.

A clínica é ideal para qualquer pessoa que busque Tratamento Cirúrgico de Aneurismas, ou procedimentos para outros tipos de distúrbio. Entre em contato e agende a sua consulta. Você será atendido por profissionais capacitados que poderão tirar todas as suas dúvidas em relação aos procedimentos.

Conheça Melhor o Dr. Victor Barboza

O Dr. Victor Barboza é neurocirurgião especialista em distúrbios do movimento, aneurismas cerebrais, tumores e epilepsia. Possui formação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e realizou sua residência no mesmo local.

Já na sua especialização em dor, a residência foi realizada na Universidade de São Paulo. Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Sua vasta experiência na área o torna a opção ideal para pessoas que procuram Tratamento de Aneurismas Cerebrais, em diferentes graus de avanço, em Moema, São Paulo.

Tratamento de Aneurismas Cerebrais com Neurocirurgião
Média 5 / 7 de Votos

Comente

Agendar
Consulta