Tipos de AVC. Seu cérebro é alimentado por sangue que transporta oxigênio e nutrientes por meio de vasos sanguíneos chamados artérias. Um AVC acontece quando o sangue não consegue chegar ao cérebro devido a uma artéria bloqueada ou rompida.
Os efeitos de um AVC dependem da parte do cérebro que foi danificada e da quantidade de danos causados. Saber como seu cérebro funciona pode ajudá-lo a entender seus sintomas e ajudar o seu médico a orientar o tratamento.
Continue a leitura e compreenda mais sobre o AVC, como ele afeta uma pessoa e os sinais de alerta que indicam a necessidade de buscar atendimento médico imediato.
Os efeitos do AVC dependem do tipo, da parte do cérebro que foi danificada e da quantidade de dano. Veja a seguir os diferentes tipos de AVC:
A maioria dos acidentes vasculares cerebrais (87%) são isquêmicos. Um AVC isquêmico ocorre quando o fluxo sanguíneo através da artéria que fornece sangue rico em oxigênio ao cérebro é bloqueado.
O bloqueio pode ser causado por coágulo em um vaso sanguíneo no cérebro ou quando uma substância chamada placa se acumula na parede interna de uma artéria.
Um AVC hemorrágico ocorre quando uma artéria do cérebro se rompe. O sangue vazado exerce muita pressão sobre as células cerebrais, o que as danifica.
Pressão alta e aneurismas (protuberâncias em forma de balão em uma artéria que podem esticar e estourar) são exemplos de condições que podem causar um AVC hemorrágico.
Existem dois tipos de AVC hemorrágico:
Causado por um pequeno coágulo que bloqueia brevemente uma artéria. Às vezes, é chamado de mini-AVC ou AVC de aviso. Os sintomas do AIT geralmente duram menos de uma hora e podem durar apenas alguns minutos.
Os AITs são um aviso importante de que um AVC mais sério pode ocorrer em breve. Eles são uma emergência médica – ligue para o serviço de emergência.
O AVC afeta o cérebro, o centro de controle do organismo. O cérebro é dividido em áreas que controlam coisas diferentes. O impacto do AVC depende da área do cérebro que ele danifica. Danos em uma área do cérebro podem afetar a forma como você pensa, se comporta, usa as palavras, engole, vê, sente, toca e movimenta o corpo.
Cada pessoa afetada pelo AVC terá problemas e necessidades diferentes. Existem vários fatores que determinam os efeitos de um AVC e que afetam a recuperação. Esses fatores incluem:
Alguns dos problemas que as pessoas podem ter após um AVC incluem:
É importante conhecer os sinais e sintomas de AVC para procurar ajuda médica imediata ao identificá-los em você ou em alguém próximo.
Fraqueza facial, fraqueza nos braços e dificuldade para falar são os sintomas ou sinais mais comuns de AVC, mas não são os únicos. Os seguintes sinais de AVC podem ocorrer sozinhos ou em combinação:
Às vezes, os sinais desaparecem em um curto espaço de tempo, como alguns minutos. Quando isso acontece, pode ser um ataque isquêmico transitório (AIT). Depois desse evento, o risco de acidente vascular cerebral é maior. O AVC pode levar à morte ou invalidez. Um AIT é um aviso de que você pode ter um AVC e uma oportunidade de evitar que isso aconteça.
Se você ou outra pessoa apresentar os sinais de AVC, não importa quanto tempo durem, ligue para o serviço de emergência imediatamente.
Última data de revisão: quinta, 12 de dezembro de 2024