Tratamento da Dor Crônica. A dor crônica pode ser difícil de lidar sozinho, por isso, é importante que você trabalhe com seu médico para desenvolver um plano personalizado para controlar sua dor.

Os medicamentos, sozinhos, não são a maneira mais eficaz de tratar a dor crônica. É melhor administrado usando uma combinação de diferentes abordagens, que podem incluir medicamentos para alívio da dor, mas provavelmente também incluirão alternativas de gerenciamento, como fisioterapia, técnicas de relaxamento e desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de estresse.

As pessoas que controlam ativamente sua dor dessa maneira veem mais melhorias em seu humor, sua saúde geral e capacidade funcional em comparação com aquelas que usam apenas medicamentos para controlar sua dor. Continue a leitura e compreenda como colocar em prática essas abordagens.

Objetivo do Tratamento da Dor Crônica

O objetivo do tratamento da dor crônica é reduzir a dor e melhorar sua capacidade de funcionamento. Existem muitos tratamentos disponíveis. Entretanto, eles geralmente não eliminam toda a sua dor. Mas eles podem reduzir a quantidade de dor que você sente e a frequência com que ela ocorre.

Alguns dos tratamentos mais comuns incluem:

Medicamentos

Medicamentos usados ​​para dor crônica incluem analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes. Diferentes tipos de medicamentos ajudam pessoas com diferentes tipos de dor. Medicamentos de ação curta tratam a dor que vem e vai. Seu médico, geralmente, recomendará medicamentos de ação prolongada para dores constantes.

Seu médico pode recomendar um analgésico prescrito. Certifique-se de seguir as instruções de como tomar o medicamento. Muitos analgésicos prescritos são opioides. Os opioides podem ser eficazes quando tomados conforme as instruções. Mas muitas pessoas que abusam de opioides tornam-se viciadas. O vício em opioides é um problema de saúde muito sério que pode levar à morte.

Terapias Complementares

Problemas com Tremores?
Agende uma Consulta com Neurocirurgião Hoje.

Vários tipos de terapia podem ajudar a aliviar sua dor:

  • Fisioterapia – inclui alongamento e atividades para fortalecer os músculos;
  • Exercício de baixo impacto – pode incluir caminhar, nadar ou andar de bicicleta;
  • Terapia ocupacional – ensina como controlar seu ritmo e realizar tarefas comuns de maneira diferente. Isso ajuda a reduzir a dor ou evitar novas lesões;
  • Terapia comportamental – métodos que ajudam a relaxar e diminuir o estresse. Eles podem incluir meditação, tai chi ou ioga.

Quase tudo o que você fizer para relaxar ou esquecer os problemas pode ajudar a controlar a dor. Mesmo se você estiver tomando remédios para dor, inclua atividades relaxantes em sua vida diária. O relaxamento pode mudar as substâncias químicas do corpo que produzem dor. Você pode ter que usar métodos de redução de estresse por várias semanas antes de notar uma diminuição na dor. Seu médico pode lhe dar dicas sobre métodos de relaxamento e redução do estresse.

Tratamento Intervencionista da Dor

Os tratamentos intervencionistas da dor, geralmente, são reservados para pessoas que não responderam bem aos outros métodos de controle da dor. Esses tratamentos, geralmente, são recomendados após consulta com um especialista em dor.

Seu médico especialista em dor pode discutir com você os riscos e benefícios desses tratamentos, e se eles são adequados para você. Na maioria dos casos, os tratamentos intervencionistas da dor fornecem alívio da dor a curto prazo, permitindo que você modifique seu estilo de vida e desenvolva bons hábitos. Isso torna mais fácil lidar com a dor crônica se ela retornar.

Tratamentos de dor intervencionista para dor crônica incluem:

  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS): um estimulador operado por bateria envia um pulso de energia através da pele no local de sua dor. TENS pode ajudar a controlar uma variedade de tipos de dor, incluindo dor nas costas e no pescoço, artrite, enxaqueca e dor pós-operatória;
  • Estimulação da medula espinhal: semelhante ao TENS, envolve a colocação de um dispositivo elétrico sob a pele perto da coluna vertebral. O dispositivo aplica uma corrente à medula espinhal, que interrompe os sinais de dor enviados ao cérebro. Um controle portátil permite ajustar a intensidade da carga;
  • Ablação por radiofrequência: este é um procedimento realizado por um médico que tem como alvo a dor crônica nas articulações e nos nervos. As agulhas são colocadas diretamente nos nervos indutores de dor e o calor é produzido na ponta da agulha para interromper os sinais para o cérebro;
  • Bloqueio do nervo: esta intervenção é usada para tratar a dor crônica intensa do nervo – por exemplo, como na Síndrome de Dor Regional Complexa (SDCR). Um anestésico local é injetado para impedir que os nervos transmitam sinais de dor;
  • Injeções epidurais: medicamentos como corticosteroides e um anestésico local podem ser administrados no espaço epidural (entre as vértebras e a medula espinhal na coluna) para reduzir a dor;
  • Cirurgia: existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ajudar a controlar a dor crônica.

Mudanças no Estilo de Vida

Mudanças no estilo de vida são uma parte importante do tratamento da dor crônica. Dormir regularmente à noite e não tirar sonecas durante o dia deve ajudar. Parar de fumar também ajuda porque a nicotina dos cigarros pode tornar alguns medicamentos menos eficazes e prejudicar a cicatrização. Os fumantes também tendem a ter mais dor do que os não fumantes.

Viver com dor crônica pode ser muito difícil. É importante cuidar de si. Durma bastante, coma uma dieta saudável e tente se exercitar moderadamente. Faça o melhor que puder para controlar o estresse e a depressão. Esses podem piorar sua dor.

Aprenda sobre o que está causando sua dor. Entenda seus limites e trabalhe dentro deles para não causar mais dor a si mesmo. Esteja aberto para tentar novas maneiras de controlar sua dor.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Compartilhe

Os comentários estão encerrados.

Agendar
Consulta
Call Now Button

Última data de revisão: quinta, 02 de maio de 2024